O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vai realizar uma consulta eleitoral para definir os novos reitor e diretores-gerais dos seus 17 campi em 2023. A decisão foi tomada na reunião do Conselho Superior (Consup) do dia 03 de agosto, que também estabeleceu as regras e os prazos para o processo.
Comissões eleitorais
Para coordenar o processo eleitoral, o Consup criou uma comissão de elaboração do edital, composta por sete membros, representando docentes, técnicos e estudantes (veja a Resolução nº 31/2023 do Consup). Essa comissão tem 15 dias para publicar o edital com as normas e prazos para a formação das comissões eleitorais locais, que serão responsáveis pelo pleito em cada campus. Haverá também uma Comissão Central, com representantes das comissões locais.
Eleições em dois turnos
O processo eleitoral terá dois turnos e deve durar até 90 dias, contados a partir de 03 de agosto de 2023. O período é definido pelo Decreto 6986/2009, que regulamenta a escolha de dirigentes nos IFs.
Candidatos e eleitores
Podem se candidatar ao cargo de reitor e ao cargo de diretor-geral de campus os servidores que atendam aos requisitos da Lei nº 11.892, de 2008, arts. 12, § 1º, e 13, § 1º. Podem votar os estudantes regularmente matriculados e os servidores. O voto é secreto e não é obrigatório.
Mais informações
Para acompanhar as informações sobre as eleições no IFRS, acesse a página no site do instituto.
コメント