IFRS Campus Sertão promove 16º Encontro de Ex-Alunos e Ex-Servidores no dia 17/05
- Andrei Nardi
- há 7 horas
- 3 min de leitura
Evento gratuito inclui café da manhã, visita aos setores do campus, homenagens a ex-servidores, apresentações culturais e almoço de confraternização. Participação exige inscrição prévia online
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão realiza no sábado, 17/05, o 16º Encontro de Ex-Alunos e Ex-Servidores. A iniciativa busca reunir diferentes gerações que passaram pela instituição desde os tempos em que ainda era conhecida como Ginásio Agrícola de Passo Fundo, Colégio Agrícola de Sertão ou Escola Agrotécnica Federal, até a sua consolidação como IFRS em 2008.
A programação inicia às 7h com café da manhã no restaurante do campus, tradição lembrada com carinho por quem viveu o período do internato. Às 10h ocorre a abertura oficial no Ginásio de Esportes professor Luiz João Rossetto, com homenagens a ex-servidores aposentados e apresentações culturais. Durante a manhã, os setores de produção estarão abertos para visitação até o meio-dia.
“Começamos com o tradicional café da manhã do Campo Sertão, que quem passou pelo internato não esquece. O reencontro permite ver o que mudou e relembrar a trajetória que começou em 1957”, afirmou o diretor-geral do campus, professor Clever Variani, em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rádio Sideral, na quinta-feira (15/05).
O almoço será às 12h30 na comunidade Santo Antônio, em Sertão, e contará com churrasco, linguiça, carne bovina, carne suína, galeto, pão, cuca e saladas. Crianças com até 11 anos não pagam. A organização orienta que até a sua consolidação como IFRS em 2008. Fundado em 1957, o campus celebra este ano 68 anos de história dedicados à formação técnica, superior e pós-graduada no interior do Rio Grande do Sul.
A programação terá início às 7h com o tradicional café da manhã no restaurante da instituição, seguido pela abertura oficial às 10h, no Ginásio de Esportes professor Luiz João Rossetto. Estão previstas homenagens a ex-servidores aposentados, atividades artísticas e culturais, além da abertura dos setores produtivos para visitação até o meio-dia.
“Quem passou pelo internato do Campo Sertão lembra bem desse café. É um momento simbólico, de memória afetiva. A programação foi pensada para reconectar as pessoas com a instituição e com os colegas de jornada”, afirmou Variani.
O almoço por adesão será às 12h30 na comunidade de Santo Antônio, em Sertão. O cardápio inclui churrasco com linguiça, carne bovina, carne suína e galeto, além de pão, cuca e saladas. Crianças de até 11 anos não pagam. As reservas e inscrições devem ser feitas com antecedência pelo link https://forms.gle/sULqDzpyudaYycRs9, disponível também no site oficial do campus.
“A cada ano, muita gente chega de última hora. Por isso, pedimos que façam a inscrição com antecedência. Isso nos ajuda a receber todos com mais estrutura e cuidado”, destacou Variani.
Durante a entrevista, o diretor também falou sobre os desafios enfrentados atualmente. A residência estudantil, considerada um dos diferenciais da instituição, opera com cerca de 240 alunos, embora tenha capacidade para mais de 350. A principal limitação é a falta de servidores para atender plenamente a demanda.
“Nosso maior entrave hoje é a carência de pessoal. Com mais servidores, poderíamos ampliar significativamente a oferta de vagas e melhorar o atendimento aos estudantes internos”, explicou.
O campus oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio, como agropecuária e manutenção e suporte em informática, além do EJA na modalidade administração. Também são ofertados cursos superiores como agronomia, zootecnia, gestão do agronegócio, análise e desenvolvimento de sistemas, ciências biológicas e três programas de pós-graduação.
“Mesmo com mudanças estruturais e novos cursos, a essência do campus segue a mesma: transformar vidas por meio da educação. Muitos dos ex-alunos que vêm ao encontro contam histórias de como a instituição mudou seus caminhos”, afirmou o diretor.

