IFRS Campus Sertão realiza chamada pública para venda de 10 bovinos
- Andrei Nardi

- 4 de jan.
- 2 min de leitura
Processo de alienação ocorre na próxima quarta-feira (7); animais serão vendidos por quilo para readequação do rebanho da instituição
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão realiza, na próxima quarta-feira (7), uma chamada pública para a venda de 10 bovinos. O processo de alienação, que faz parte de uma readequação do rebanho da instituição, ocorrerá na unidade de Zootecnia III (Bovinocultura) entre 8h30 e 8h45.
Ao todo, serão ofertados 10 animais, divididos em sete terneiras, uma novilha, um novilho e um terneiro. A venda é realizada por unidade, mas o preço é calculado com base no peso do animal vivo.
Preços e categorias
Os valores fixados por quilo para cada categoria de animal são:
Categoria | Preço por quilo (R$) |
Terneiro (até 12 meses) | 12,42 |
Terneiras (até 12 meses) | 11,67 |
Novilha (acima de 12 meses) | 11,22 |
Novilho (acima de 12 meses) | 7,28 |
O transporte dos animais adquiridos é de responsabilidade exclusiva dos compradores.
Documentação e participação
Os interessados em adquirir os animais devem comparecer ao local indicado portando os seguintes documentos obrigatórios:
CPF ou CNPJ e RG;
Talão de Nota Fiscal de Produtor Rural;
Cadastro atualizado junto ao Serviço Veterinário Oficial e Agronegócio;
Cadastro atualizado junto ao Sistema de Defesa Agropecuária da Atividade de Bovinocultura.
Sustentabilidade institucional
A alienação dos bovinos é justificada pelo IFRS como uma medida para manter a sustentabilidade física e econômica do campus. Os animais são fruto de atividades pedagógicas e reprodução natural, e a venda permite o controle populacional do rebanho sem comprometer as ações de ensino e pesquisa desenvolvidas em Sertão.
O detalhamento completo do processo pode ser consultado no Edital de Chamada Pública.










