top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IBGE inicia coleta de informações para a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) 2023

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início nesta semana à coleta de informações para a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) 2023. Ao longo dos próximos meses, serão visitados 133 mil domicílios em mais de 2,5 mil municípios em todo o país. Essa pesquisa terá como novidade a inclusão de perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero dos brasileiros. Os resultados estão previstos para o último trimestre de 2024.

Realizada em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, a PNDS 2023 coletará informações sobre a avaliação do estado de saúde e satisfação com o atendimento no serviço de saúde, situações da vida familiar, saúde e nutrição das crianças de até cinco anos, além de questões da vida individual de homens e mulheres.

Pela primeira vez, os entrevistados serão questionados sobre sua identidade de gênero, podendo escolher entre mulher, mulher trans, homem, homem trans, travesti ou não binário. Também haverá a opção "outro", para especificar um gênero que não esteja entre as opções. Os entrevistados poderão optar por não responder à pergunta.

Em relação à orientação sexual, a coleta de dados foi aprimorada em relação à pesquisa realizada em 2019. Naquela ocasião, os respondentes podiam se identificar como heterossexuais, homossexuais ou bissexuais. Agora, as opções serão: lésbica, gay, heterossexual, bissexual, outro, não sabe ou não quis responder.

Os resultados da pesquisa anterior, realizada em 2019, mostraram que 94,8% da população adulta se identifica como heterossexual, 1,2% se declara homossexual e 0,7% se declara bissexual. A divulgação desses resultados foi adiada para que o IBGE pudesse estudar melhor o tema e aprimorar as perguntas.

IBGE formou um grupo de discussão para elaborar as perguntas de forma a evitar confusões e gerar menos dúvidas na hora da resposta. Uma das mudanças foi a substituição dos termos homossexual e heterossexual por lésbica e gay.

A coleta de dados também abordará informações sobre o estado de saúde físico e mental dos entrevistados, a procura por atendimento em unidades básicas de saúde e a avaliação do atendimento recebido. Haverá um módulo específico sobre pré-natal e parto, tanto para mulheres quanto para homens, além de questões relacionadas à saúde de crianças com até 5 anos de idade.

Essa é a quarta edição da pesquisa no país, sendo a primeira vez que o levantamento é realizado pelo IBGE. O instituto ressalta que os entrevistadores estarão devidamente identificados e que é possível confirmar a identidade do agente por meio do site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181.


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page