top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hospital Veterinário do Centro Universitário Ideau promove campanha de geriatria veterinária em junho

A campanha é focada na saúde de animais de estimação idosos, com ênfase na prevenção e diagnóstico de doenças comuns na terceira idade

 

Neste mês de junho, o Hospital Veterinário São Francisco, do Centro Universitário Ideau (UNIDEAU), está promovendo uma campanha voltada à geriatria veterinária, focada na saúde dos animais de estimação idosos. O médico veterinário Luan Nicolau esteve na Rádio Sideral para explicar mais sobre a campanha e destacar as ações previstas para o período.

Nicolau explicou que a geriatria veterinária envolve o cuidado com animais de estimação que atingem uma idade avançada, sendo que cães de pequeno porte tendem a desenvolver problemas geriátricos a partir dos 10 anos, enquanto cães de grande porte, como os da raça Golden Retriever, podem apresentar essas condições a partir dos 7 anos. "Existem doenças e algumas enfermidades que acometem os nossos cãezinhos e gatos com o aparecimento da idade", disse Nicolau.

Entre os exames recomendados para pets idosos estão o eletrocardiograma e o ecocardiograma, que ajudam a detectar problemas cardíacos antes do surgimento de sintomas mais graves, como a tosse seca. Além disso, exames de sangue, como hemograma e bioquímicos, são importantes para monitorar a função renal e hepática dos animais, permitindo ajustes na alimentação e no consumo de água para melhorar a qualidade de vida dos pets.

Nicolau destacou a importância da prevenção: "Animais que começam a apresentar uma certa idade, por exemplo, acima de 7 anos, seria muito interessante o tutor levar o seu animal uma vez ao ano, pelo menos para a gente fazer alguns exames de rotina". Ele ressaltou que esses exames ajudam a detectar alterações precocemente, evitando que doenças avancem sem tratamento adequado.

O Hospital Veterinário está oferecendo esses exames a custos acessíveis, visando incentivar os tutores a investirem na saúde preventiva dos seus animais de estimação. "Disponibilizar exames de qualidade, de rotina, que têm um custo relativamente baixo, não podem ser vistos como um gasto, e sim como um investimento", afirmou Nicolau.

Para animais que já apresentam comorbidades, como doenças diagnosticadas, é recomendado que os exames sejam realizados a cada seis meses. Isso permite um monitoramento mais rigoroso e ajustes no tratamento, visando uma melhor qualidade de vida para os pets.

Ouça a entrevista completa:


ความคิดเห็น


VEJA TAMBÉM

bottom of page