Hospital Santa Terezinha de Erechim está entre os 100 melhores hospitais públicos do país
- Andrei Nardi

- 6 de jan.
- 2 min de leitura
Unidade é finalista de premiação nacional inédita; resultado dos 10 melhores hospitais do Brasil será divulgado em maio
A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim integra a lista dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil. O levantamento, realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), foi detalhado nesta terça-feira, 6 de janeiro, e aponta a instituição de Erechim e o Hospital Cristo Redentor, de Porto Alegre, como os únicos representantes gaúchos no ranking.
A premiação reconhece unidades com assistência 100% via Sistema Único de Saúde (SUS). Após esta etapa inicial, uma pesquisa independente de satisfação dos pacientes e análise de eficiência financeira definirão os dez melhores hospitais do país, que serão premiados em maio.
Critérios de seleção e desempenho
A lista considera hospitais gerais e especializados com mais de 50 leitos e produção registrada no Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Para a definição dos finalistas, foram aplicados indicadores como:
Acreditação hospitalar (selos de qualidade e segurança);
Taxas de ocupação e mortalidade;
Disponibilidade de leitos de terapia intensiva (UTI);
Tempo médio de permanência dos pacientes.
"O país possui centros de excelência hospitalar do SUS espalhados por todas as regiões brasileiras. O objetivo é reconhecer as melhores práticas de gestão e promover a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à população", afirmou o médico sanitarista Renilson Rehem, idealizador do projeto.
Cenário nacional
O estado de São Paulo concentra 30% das unidades da lista, seguido por Goiás (10%), Pará (7%) e Santa Catarina (7%). O Rio Grande do Sul divide a representatividade de 2% do total com estados como Mato Grosso do Sul e Tocantins.
O estudo também envolveu o Instituto Ética Saúde (IES), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O ranking final cruzará dados de atendimento com a disponibilidade de recursos financeiros de cada instituição.
Acesso à informação
A relação completa das 100 unidades finalistas está disponível no portal do Ibross: https://www.ibross.org.br/confira-a-relacao-dos-100-finalistas-de-premio-que-revelara-os-melhores-hospitais-publicos-do-brasil-em-2026/. Informações institucionais sobre a unidade de Erechim podem ser consultadas no site oficial da fundação: https://www.fhste.com.br/.










