top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hoje, 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue

Comemora-se em 14 de junho de cada ano o Dia Mundial do Doador de Sangue. Esta data foi criada com o objetivo de:

  1. aumentar a conscientização mundial sobre a necessidade de dispor de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusões;

  2. destacar a contribuição essencial que os doadores de sangue voluntários e não remunerados fazem aos sistemas nacionais de saúde e;

  3. apoiar os serviços nacionais de transfusão de sangue, organizações de doadores de sangue e outras organizações não governamentais no fortalecimento e expansão de seus programas de doação voluntária de sangue por meio do reforço de campanhas nacionais e locais.

Por outro lado, este dia oferece uma oportunidade para chamar governos e autoridades nacionais de saúde a fornecer recursos suficientes para aumentar a coleta de sangue doado por voluntários não remunerados e gerenciar o acesso a sangue e transfusões para quem precisa.


A fim de garantir o acesso ao sangue seguro para todos que necessitam de uma transfusão, todos os países precisam de doadores de sangue voluntários não remunerados que doam regularmente.


Um programa de doação de sangue eficaz, caracterizado por ampla e ativa participação da população, é fundamental para atender a necessidade de transfusões de sangue em tempos de paz, bem como em situações de emergência ou desastres que causem aumento súbito na demanda de sangue, ou quando o funcionamento normal dos serviços de hematologia é afetado.


Um ambiente social e cultural propício e solidário facilita o desenvolvimento de um programa de doação de sangue eficaz e, além disso, é amplamente reconhecido que a doação de sangue contribui para os laços sociais e uma comunidade unida.


Criada em 2014 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data é uma homenagem ao nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner (1868-1943), que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.


Onde doar na região


Você pode doar sangue em Erechim através de agendamento no Banco de Sangue da cidade, localizado na Rua Joaquim Brasil Cabral, 443, centro. Para marcar um horário ligue para o telefone: (54) 3522-5366.


O Banco de Sangue foi fundado em 1988 e atende toda a região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), além de abastecer as instituições hospitalares de Erechim.

  • Hemocentro Regional de Passo Fundo

    • Fone: (54) 3311.5555 ou (54) 3311.1427

    • E-mail: hemopasso@saude.rs.gov.br ou doadorhemopasso@gmail.com

  • Horário de funcionamento:

    • Para doação de sangue: de segunda a sexta, das 8h às 14h30min, sob agendamento prévio.

    • Para cadastro de doador de medula óssea: de segunda a sexta, das 8h às 14h30min sob agendamento prévio.


VEJA TAMBÉM

bottom of page