Governo regulamenta cadastro para consultar se celular é roubado
- Andrei Nardi
- há 15 horas
- 2 min de leitura
Ferramenta usa a base do Celular Seguro e permite verificar, a partir do IMEI, se um aparelho tem registro de roubo, furto ou extravio
O Ministério da Justiça e Segurança Pública regulamentou, nesta segunda-feira, 14 de julho, o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR). A nova ferramenta permite que qualquer pessoa verifique se um celular possui registro de roubo, furto ou extravio antes de realizar a compra de um aparelho usado, visando combater a receptação de produtos criminosos.
Para a pesquisa, o CNCR utiliza informações da base de dados do programa Celular Seguro, do Cadastro de Estações Móveis Impedidas e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência.
Como fazer a consulta
Segundo o coordenador-geral de Inovação para a Segurança Pública do ministério, José Rocha, a consulta deve ser feita pelo aplicativo Celular Seguro. "Primeiro você tem que entrar, logar, no celular seguro e escolher opção celular com restrição. Depois é só digitar o IMEI, identificação única do aparelho, do aparelho que você quer consultar", explicou.
Ele orienta que, caso a pessoa não saiba o número do IMEI, basta digitar *#06# no teclado do telefone para que o código apareça na tela.
Alerta e objetivo da medida
Apesar da nova ferramenta, Rocha alerta que ainda é fundamental tomar precauções para não cair em golpes. "É importante, por exemplo, pedir acesso às notas fiscais", ressaltou.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o objetivo do cadastro é prevenir a receptação de celulares roubados, aumentar o combate à criminalidade e ajudar a proteger o consumidor no momento da compra de um novo telefone.
