Equipamentos serão transportados para Canoas em regime de urgência pela Força Aérea Brasileira
O governo do Japão doará ao Rio Grande do Sul 75 purificadores de água, que deverão chegar a Brasília em um voo internacional ainda nesta semana. A iniciativa resulta de reuniões entre o secretário-executivo do Escritório de Representação do Rio Grande do Sul (EBSB), Henrique Pires, e o embaixador japonês Hayashi Teiji, ocorrida em 7 de maio, além de um encontro com o representante sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Aoki Issei, em 10 de maio.
Durante os encontros, Pires apresentou um pedido formal de ajuda do governador Eduardo Leite. Como resultado, foi estabelecida a prioridade de envio dos purificadores de água, destinados preferencialmente a estabelecimentos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Após a chegada dos equipamentos em Brasília, os purificadores serão transportados em regime de urgência à Base Aérea de Canoas por aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). A Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil será responsável pelas tratativas burocráticas e alfandegárias. O emprego dos equipamentos no Rio Grande do Sul será monitorado pelo Consulado Japonês em Porto Alegre, conforme o plano de trabalho estabelecido.
As negociações para a recepção da ajuda humanitária do Japão foram iniciadas pelo EBSB após a visita oficial ao Brasil do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, que se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília, no dia 3 de maio.
Comentários