top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo federal destina R$ 6,1 bilhões para poupança de estudantes

Recursos serão usados no programa "Pé-de-Meia", anunciado pelo Ministério da Educação

 

O Ministério da Educação anunciou o repasse de R$ 6,1 bilhões para o fundo que irá custear o programa "Pé-de-Meia", poupança destinada a incentivar a permanência e conclusão do ensino médio por estudantes de escolas públicas.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o dinheiro já foi liberado pelo Ministério da Fazenda e depositado na conta do fundo. O anúncio foi feito após reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin.

O programa "Pé-de-Meia" tem como objetivo garantir mais oportunidades para jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Estudos apontam que menos da metade desses alunos consegue concluir o ensino médio.

A poupança funcionará da seguinte forma: os estudantes deverão cumprir metas de frequência e aprovação para receber valores depositados anualmente. O dinheiro só poderá ser sacado após a formatura, para investimento na educação superior ou qualificação profissional.

A medida provisória que criou o benefício já foi aprovada pelo Congresso e aguarda sanção presidencial. O valor exato por estudante e demais regras serão definidos pelo MEC.

A ideia é começar os pagamentos já no início de 2024 e reduzir os altos índices de evasão escolar, principalmente entre alunos mais pobres. Isso porque a conclusão do ensino médio aumenta significativamente as chances no mercado de trabalho.


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page