Governo do RS renova frota da Emater/RS-Ascar com 70 novos veículos para fortalecer atendimento rural
- Andrei Nardi

- 23 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Investimento de R$ 5,48 milhões amplia qualidade e segurança dos serviços de assistência técnica no campo
O governador Eduardo Leite entregou, nesta sexta-feira (20/12), em Porto Alegre, 70 novos veículos para a Emater/RS-Ascar. O investimento de R$ 5.485.997,30, com recursos próprios da entidade, tem como objetivo reforçar a estrutura de assistência técnica e extensão rural e social (Aters), que atende mais de 200 mil famílias em todo o Rio Grande do Sul.
“A Emater desempenha um papel fundamental ao prestar assistência técnica que possibilita a melhoria na produção das pequenas propriedades, agregando renda e contribuindo para o desenvolvimento do Estado. Esses novos veículos proporcionarão maior qualidade, conforto e segurança para os servidores no cumprimento dessa missão”, destacou o governador.
Renovação estratégica da frota
Em 2024, os veículos da Emater/RS-Ascar percorreram cerca de 8 milhões de quilômetros, atendendo mais de 260 mil pessoas em todos os 497 municípios gaúchos. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Vilson Covatti, a renovação da frota substitui veículos com mais de uma década de uso. “Essa atualização garante maior eficiência no atendimento e fortalece o trabalho no meio rural”, afirmou.
Os novos veículos serão distribuídos aos municípios conforme critérios técnicos, como o número de visitas realizadas e a quantidade de projetos de crédito rural executados. Três unidades adicionais serão destinadas à Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar.
Aproximação com os produtores rurais
Luciano Schwerz, presidente da Emater/RS, destacou a importância da nova frota para ampliar o alcance da assistência técnica. “As visitas às propriedades são a base do nosso trabalho. Elas nos permitem compreender as demandas dos agricultores, analisar suas realidades e propor soluções para tornar suas atividades mais rentáveis e sustentáveis”, afirmou.










