Governo do RS lança site do Plano Rio Grande para transparência em medidas de reconstrução climática
- Andrei Nardi

- 29 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Portal destaca projetos emergenciais, de médio e longo prazo, além de investimentos e planejamento estratégico
Foi lançado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, o site do Plano Rio Grande (planoriogrande.rs.gov.br), um programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática. O portal apresenta as medidas propostas para atenuar os impactos das enchentes que afetaram o Estado, organizando os projetos em três eixos: Emergencial (ações de curto prazo), Reconstrução (ações de médio prazo) e Rio Grande do Sul do Futuro (ações de longo prazo). Atualmente, estão cadastrados 95 projetos, sendo 47 emergenciais, 13 de médio prazo e 35 de longo prazo. A carteira de projetos é dinâmica e será constantemente atualizada para incluir novas demandas.
Funcionalidades do portal
O site do Plano Rio Grande fornece dados detalhados sobre os investimentos já realizados pelo Executivo estadual e as verbas previstas no Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs), que financiará os projetos. A plataforma é responsiva, adaptada para todos os dispositivos, e oferece informações sobre o Conselho do Plano Rio Grande, o Comitê Científico e o Comitê Gestor, além de notícias e documentos relacionados ao plano.
Transparência e acessibilidade
"Idealizamos o site a pedido do governador Eduardo Leite, com o objetivo de dar mais transparência aos projetos de reconstrução do Rio Grande do Sul. O conceito é o mesmo já praticado nos portais do Distanciamento Controlado, do 3AS, do RS Parcerias e de outros programas, emergenciais ou não, que é fazer uma prestação de serviço com uma linguagem clara para o cidadão", afirmou a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.
Diversidade de projetos
Pedro Capeluppi, secretário da Reconstrução Gaúcha, destacou que os projetos do Plano Rio Grande variam em nível de maturidade. "Nossa carteira de projetos é bem ampla e não está fechada. Temos muitas ações já entregues no eixo emergencial, como os auxílios aos desabrigados e desalojados, o suporte em abrigos, os centros humanitários de acolhimento e outras tantas sendo implementadas. O site deixa tudo isso exposto e organizado para as pessoas terem conhecimento e cobrarem de nós as entregas que a população espera", explicou.
Coordenação e suporte
A coordenação do site é da Secretaria de Comunicação, com suporte técnico da Procergs e a colaboração de diversas pastas envolvidas no tema.
O novo portal é uma iniciativa para garantir a transparência e a acessibilidade das informações sobre os projetos de reconstrução, oferecendo aos cidadãos um canal direto para acompanhar o progresso e a implementação das ações do Plano Rio Grande. Para mais informações e detalhes sobre os projetos, os interessados podem acessar o site oficial.










