Nesta segunda-feira (17/4), o governo do Rio Grande do Sul entregou 160 novos veículos destinados às áreas de Segurança Pública, Educação e Defesa Civil, representando um investimento de R$ 32,9 milhões. Com a aquisição desses novos veículos, o governo do estado alcançou a meta de entregar pelo menos uma viatura nova para cada um dos 497 municípios gaúchos, na área da segurança pública.
Das 160 unidades, 105 são para a Brigada Militar, 29 para a Polícia Civil, 15 para as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e 11 para a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Além disso, foram comprados quatro novos fuzis para a polícia judiciária gaúcha.
O governador do RS, Eduardo Leite, destacou que o estado fez um esforço gigantesco para renovar a frota da Segurança Pública do RS, representando a maior renovação da história recente do estado, com mais de 2.500 novos veículos. Com a chegada desses novos veículos para a Brigada Militar e a Polícia Civil, todas as cidades do estado terão sido contempladas com ao menos uma viatura policial zero quilômetro desde o início do primeiro mandato do governador Leite.
Na área da Educação, os 15 novos veículos visam otimizar as funções administrativas das 30 CREs do estado nas escolas e na comunidade escolar. A partir de agora, cada uma das regionais passa a contar com pelo menos dois veículos novos.
Já na Defesa Civil, o governo adquiriu 10 picapes e um caminhão baú, que serão utilizados em ações de ajuda humanitária, principalmente na Campanha do Agasalho e na logística de distribuição de lonas, cestas básicas, materiais diversos e doações para comunidades afetadas por eventos climáticos extremos. Um dos veículos ficará na sede da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e os demais serão distribuídos para as nove regionais: Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Lajeado e Caxias do Sul.
Os novos veículos foram adquiridos com recursos do Programa Avançar, do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg) e de emendas parlamentares, além de convênios com os municípios. O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, destacou que as novas viaturas irão ampliar a eficácia do trabalho já realizado pelas polícias no estado, enquanto a secretária da Educação, Raquel Teixeira, afirmou que os veículos irão facilitar as visitas dos coordenadores regionais e assessores técnicos às escolas dos diversos municípios do estado.
Comments