top of page

Governo do RS avança na pavimentação de acessos a municípios com impacto positivo na economia local

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 29 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Desde 2019, 23 ligações asfálticas foram concluídas e 18 estão em andamento; meta é iniciar todas as obras restantes até 2025

O governo do Rio Grande do Sul, por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), já concluiu a pavimentação de 23 acessos municipais desde 2019, em um esforço para conectar todos os municípios gaúchos com asfalto. Com 18 obras em andamento e previsão de que os 21 acessos restantes sejam iniciados até 2025, o investimento total chega a R$ 631,3 milhões.

Impacto nas comunidades e na economia local

Mesmo com as dificuldades impostas por eventos climáticos severos, seis novas ligações foram entregues em 2023, beneficiando Centenário, Montauri, Lagoa Bonita do Sul, Pinheirinho do Vale, Mariano Moro e Cruzaltense. "Estamos trabalhando intensamente para zerar de uma vez por todas a lista de municípios sem acesso pavimentado", afirmou o secretário da Selt, Juvir Costella.

A pavimentação tem transformado a vida das comunidades. Em Inhacorá, por exemplo, o agricultor aposentado João Antônio Taborda relata que o acesso asfaltado ao município de Alegria promoveu maior interação entre os moradores. "Antes, em dias de chuva, era difícil até chegar à propriedade", explicou.

Desenvolvimento e geração de empregos

Além de facilitar a locomoção, as obras incentivam o crescimento econômico. Elias Carmona, empresário de Mariana Pimentel, na Costa Doce, observa os benefícios trazidos pela pavimentação da ERS-711, em Barão do Triunfo. "O asfalto já está gerando empregos e vai beneficiar os agricultores", comemora Carmona.

Em Senador Salgado Filho, onde a pavimentação está 80% concluída, o veterinário aposentado Waldir Groff acredita que as melhorias nas estradas incentivam o desenvolvimento local, atraindo trabalhadores e mercadorias com mais facilidade. "Antes, caminhões não conseguiam transitar em dias de chuva. Agora, está muito melhor", compara Groff.

Potencial para atrair investimentos

O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, ressalta o impacto econômico das ligações asfálticas, afirmando que elas colocam os municípios "no radar de grandes empreendimentos". Segundo ele, o programa Acessos Municipais, além de reduzir custos logísticos, impulsiona a criação de distritos industriais e favorece o desenvolvimento econômico e social das cidades conectadas.

Essas obras representam uma mudança estrutural importante, integrando comunidades e oferecendo oportunidades para a expansão de negócios e melhoria da qualidade de vida no interior do Rio Grande do Sul.

Foto: Liriam Sifuentes/Daer

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2025. Desenvolvido por Velo XP

bottom of page