top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Rio Grande do Sul disponibiliza dados detalhados sobre gastos com reconstrução após enchentes no Portal da Transparência

Área específica no Portal da Transparência permite acompanhar as despesas com a recuperação do estado após as enchentes de abril e maio de 2024

 

O governo do Rio Grande do Sul lançou uma nova área no Portal da Transparência dedicada ao detalhamento dos gastos relacionados à reconstrução do estado após a calamidade pública causada pelas enchentes de abril e maio de 2024. A plataforma permite que cidadãos acompanhem as despesas pagas pelos órgãos estaduais, com informações organizadas por temas como o programa Volta por Cima, o Fundo Estadual de Defesa Civil (Fundec) e o Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).

De acordo com Felipe Severo Bittencourt, contador e auditor-geral da Contadoria e Auditoria Geral do Estado (Cage), os dados vêm sendo organizados desde o início das ações de reconstrução, em abril, e foram compilados mesmo durante os momentos mais críticos da crise, quando os sistemas de finanças públicas estavam operando em contingência. "O conjunto de publicações anunciadas no Portal está alinhado com o mapa estratégico da Cage, que vai ao encontro da diretriz estratégica de reestruturar as ações de transparência com foco no cidadão", afirmou Bittencourt.

Para garantir a precisão dos dados, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a Cage e o Tesouro do Estado orientaram os gestores quanto à execução orçamentária, utilizando marcadores de despesa específicos. Esses dados são oriundos do sistema de Finanças Públicas do Estado (FPE), que é gerenciado pela Cage, e incluem informações sobre despesas já realizadas, mas não sobre projetos ou licitações ainda em planejamento.

A secretária da Fazenda, Pricilla Santana, destacou que a apresentação dos dados segue os padrões exigidos pelos principais programas de transparência pública, incluindo números de empenhos, identificação de credores por CPF ou CNPJ, e valores totais pagos. Ela ressaltou que essa transparência é essencial tanto para a população quanto para órgãos de controle externo.

Recursos disponíveis no Portal

O Portal oferece duas opções de consulta: uma principal, voltada ao público em geral, e outra detalhada, para quem deseja realizar análises mais complexas. Além disso, gráficos permitem uma visão geral das despesas, organizadas por modalidade, grupo de despesa, função, recursos e subprojetos. O painel principal agrega todas as despesas relacionadas às enchentes, permitindo filtrar informações por órgão, data, credores e modalidades de transferência de recursos.

Outros painéis temáticos

O Portal da Transparência também disponibiliza painéis específicos para outros programas e fundos, como o Pronampe Gaúcho, que detalha as empresas contempladas e os valores recebidos a título de subvenção do Tesouro Estadual. Além disso, o Funrigs, fundo criado para enfrentar as consequências dos eventos meteorológicos, tem um painel que permite acompanhar toda a movimentação financeira e contábil.

Devolução de ICMS a afetados

Em breve, será disponibilizada uma seção específica no Portal para a devolução de ICMS a pessoas afetadas pelas enchentes que adquiriram itens como fogão, geladeira e máquina de lavar/secar. Os nomes dos contemplados serão publicados conforme as devoluções forem realizadas, seguindo o mesmo modelo do programa Volta por Cima.

A nova área do Portal da Transparência, elaborada pela Cage, já está acessível ao público e pode ser consultada diretamente no site do governo estadual.

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page