top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Rio Grande do Sul convoca militares da reserva para reforçar efetivo da Brigada Militar durante enchentes

Programa Mais Efetivo abre inscrições para 1.000 militares da reserva remunerada, visando manter a ordem pública nos municípios afetados

 

Em resposta às recentes enchentes no Rio Grande do Sul, o governo do estado publicou um edital de designação para o programa Mais Efetivo, com o objetivo de reforçar o efetivo da Brigada Militar (BM). A iniciativa é voltada para militares que integram a reserva remunerada da corporação há até 5 anos.

O edital, disponível no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul (DOE), abriu inscrições na terça-feira (7/5) e estas vão até às 14h de sexta-feira (10/5). As inscrições podem ser feitas em qualquer unidade da BM.

A medida foi tomada em decorrência da decretação de Estado de Calamidade Pública, conforme os Decretos nº 57.596, de 1º de maio de 2024, e 57.600, de 4 de maio de 2024. O objetivo é a manutenção e a preservação da ordem pública nos municípios afetados pelos eventos climáticos ocorridos a partir de 24 de abril de 2024.

A designação será por 90 dias, podendo ser prorrogada até o prazo máximo previsto na Lei 15.108/2018, e pode ser revogada pela Administração a qualquer momento. Serão disponibilizadas vagas nos municípios do Estado atingidos pelos eventos climáticos e onde existam abrigos de acolhimento das vítimas.

Os voluntários devem atender aos critérios estabelecidos na Lei nº 15.108/2018 e na Norma Interna nº 1.4/EMBM/2019. Além disso, devem apresentar os documentos necessários nas unidades da BM mais próximas.

O Departamento Administrativo fará, em 10/05/2024 (sexta-feira), após a verificação dos requisitos legais, a homologação e convocação dos Militares Estaduais a serem designados no Programa Mais Efetivo para se apresentarem na Brigada Militar no dia 12/05/2024 (domingo), em unidade e horário a serem definidos.

Eventuais alterações ou complementações ao presente edital serão oportunamente publicadas. As disposições e instruções contidas em Aditamentos e Avisos oficiais divulgados pela Brigada Militar constituirão normas que passarão a integrar o presente Edital.

Por fim, caberá ao Diretor do Departamento Administrativo, André Marcelo Ribeiro Machado, a avaliação e decisão acerca de eventuais questões não previstas no presente edital.

VEJA TAMBÉM

bottom of page