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Governo do Estado inicia segunda fase do Programa Supera Estiagem com distribuição de cestas básicas

A Secretaria de Assistência Social (SAS) do governo do Estado deu início à segunda etapa do Programa Supera Estiagem, que visa combater os impactos da seca, por meio da distribuição de cestas básicas. Nessa fase, serão entregues mais de 10 mil unidades em 76 municípios gaúchos que estão em situação de emergência devido à estiagem. A ação, que ocorre até o dia 29 de junho, beneficiará comunidades vulneráveis e cumpre o papel do governo no combate à fome.

Entrega regionalizada e apoio às comunidades afetadas

O programa foi organizado em quatro etapas e tem como objetivo atender de forma regionalizada as áreas mais afetadas. As cestas básicas serão distribuídas de acordo com o ranking de municípios com maior percentual de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza. Além disso, o programa contemplará famílias cadastradas no Cadastro Único, grupos populacionais tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Parceria com o Tribunal de Justiça e distribuição coordenada

As cestas básicas foram adquiridas com recursos repassados pelo Tribunal de Justiça (TJ-RS), no âmbito do Movimento Rio Grande contra a Fome. A distribuição dos alimentos será realizada pela SAS, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome (DSA), em colaboração com os municípios beneficiados.

Impacto positivo na primeira etapa e continuidade do programa

Durante a primeira fase do programa, realizada entre abril e maio, foram entregues aproximadamente 7.597 cestas básicas em 42 cidades gaúchas, totalizando cerca de 182 toneladas de mantimentos. Com a continuidade das ações, estima-se que o programa alcance seu término até o final de agosto deste ano.


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