Título: Governo do Estado cria CRPO Norte em Erechim
Texto: O governo do Estado do Rio Grande do Sul publicou no Diário Oficial do Estado, na sexta-feira, 16 de junho, o decreto que cria o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Norte, com sede em Erechim. A medida é uma antiga reivindicação da região do Alto Uruguai, que busca maior autonomia e eficiência nas ações da Brigada Militar.
O CRPO Norte vai atender 37 municípios, desafogando o CRPO Planalto, que atualmente abrange 83 municípios. A expectativa é que o novo comando regional proporcione melhorias na segurança pública, com mais agilidade nas decisões e no atendimento das demandas locais.
A criação do CRPO Norte foi fruto de um trabalho conjunto da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), do Conselho de Desenvolvimento de Erechim (Coder), da deputada estadual Delegada Nadine e do comando geral da Brigada Militar. Os prefeitos da região entregaram o pedido ao governador Eduardo Leite em diversas ocasiões, sendo a última delas no dia 20 de abril, quando ele esteve em Ponte Preta, na assembleia da AMAU.
O presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, destacou a união dos municípios do Alto Uruguai para essa conquista. Ele lembrou que o trabalho iniciou com o prefeito de Erechim, Paulo Polis, quando era presidente da AMAU em 2021, seguiu com Maurício Soligo, prefeito de Getúlio Vargas em 2022, e teve continuidade neste ano, em seu mandato. Ele também agradeceu o apoio da deputada Delegada Nadine e do Coder.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, afirmou que a conquista tem muito da união na AMAU e do esforço coletivo das lideranças regionais. Ele disse que colocou um espaço à disposição em Erechim para sediar o CRPO Norte e que espera que o projeto se torne realidade em breve.
O ex-presidente da AMAU e prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, salientou que o anúncio do CRPO Norte torna um antigo sonho realidade e que é uma demonstração de força em prol da segurança das pessoas.
A deputada Delegada Nadine, que esteve à frente da Polícia Civil nos últimos anos, disse que a demanda para instalar um comando no Alto Uruguai é antiga e que o decreto vai proporcionar melhorias significativas e eficientes nos índices da segurança pública.
O governador Eduardo Leite explicou que o processo de organização e implementação do projeto terá início nas próximas semanas, sendo efetivado ao longo do segundo semestre. Ele disse que o governo encaminhará um projeto de lei para a Assembleia Legislativa para reestruturar os cargos no âmbito da Brigada Militar e designar coronéis para assumir os novos postos de comando.
Comments