O governo federal anunciou, nesta quinta-feira (25), a redução de impostos para carros novos de até R$ 120 mil. Os descontos nos valores finais de mercado vão variar de 1,5% a 10,96%, levando em conta critérios como preço, eficiência energética e densidade industrial. Ou seja, carros mais baratos, que poluem menos e contam com mais peças e componentes nacionais vão ter maior desconto. A medida incluirá redução de PIS, Cofins e IPI de um total de 33 modelos de 11 marcas de veículos. Para entrar em vigor, a medida depende de definições do Ministério da Fazenda sobre o aspecto fiscal. O ministro Fernando Haddad se comprometeu a entregar os estudos em 15 dias.
Objetivos da medida
A medida tem como objetivo aquecer a indústria automotiva e reduzir o preço para o consumidor. O governo reforça que esta é uma medida temporária de estímulo para o setor, que responde por 20% do PIB da indústria de transformação e deve ajudar a manter os empregos diretos e indiretos nas montadoras e em toda cadeia produtiva.
Outras medidas
Além da redução de tributos, o governo anunciou outras medidas para tentar recuperar a indústria, entre elas, está a concessão de R$ 4 bilhões em crédito para aquisição de máquinas e equipamentos, a criação de um programa de incentivo à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e a ampliação do Programa de Apoio à Competitividade das Cadeias Produtivas da Indústria Brasileira (Compete Brasil).
Comments