Getúlio Vargas garante R$ 1,5 milhão do estado para investimento na agricultura
- Andrei Nardi

- 10 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Recursos foram confirmados durante seminário da Famurs e serão destinados à Patrulha Agrícola e à correção de solo para beneficiar produtores rurais
Getúlio Vargas irá receber R$ 1,5 milhão em recursos do Plano de Governo do Estado do Rio Grande do Sul para investimentos no setor agrícola. O valor será destinado à Patrulha Agrícola do município e para a correção de solo, com foco no apoio ao pequeno e médio produtor rural.
A confirmação do repasse foi recebida pelos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Darlei Gysi, e do Meio Ambiente, Grégori Soccol, durante participação em um seminário da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) em Porto Alegre, nos dias 2 e 3 de julho.
Detalhes do investimento
O anúncio oficial foi feito pelo secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Getúlio Vargas, Darlei Gysi, o valor representa um avanço significativo. “Essa é uma conquista importante para Getúlio Vargas, especialmente no atual cenário de retomada e reconstrução econômica do campo. Esses recursos permitirão investimentos concretos na Patrulha Agrícola, beneficiando diretamente os produtores”, afirmou.
O secretário de Meio Ambiente, Grégori Soccol, destacou que a conquista é fruto da articulação do município. “Mais do que participar, viemos apresentar demandas, dialogar e buscar soluções para nossas realidades. Receber esse valor é o reconhecimento da importância do trabalho técnico e do comprometimento da nossa gestão com o desenvolvimento sustentável”, completou.
Seminário reuniu gestores em Porto Alegre
A confirmação dos recursos ocorreu durante o 24º Encontro de Secretários Municipais de Meio Ambiente e o 32º Seminário de Secretários Municipais de Agricultura. Realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), o evento reuniu mais de 200 gestores de mais de 100 municípios gaúchos para debater políticas públicas.
A programação de dois dias abordou temas como irrigação, licenciamento ambiental, políticas de fomento e renegociação de dívidas rurais. O evento contou com a presença de diversas lideranças estaduais, entre elas a presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira; os secretários estaduais Edvilson Brum (Agricultura), Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente) e Vilson Covatti (Desenvolvimento Rural); o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira; e representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).










