top of page

Getúlio Vargas consolida mercado de trabalho com 81 novas vagas em 2025 e supera 4,1 mil empregos formais

  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Município repete desempenho de 2024 e mantém estabilidade na geração de empregos, apesar da retração sazonal registrada em dezembro em todos os setores

Getúlio Vargas encerrou o período de janeiro a dezembro de 2025 com um saldo positivo de 81 novas vagas de trabalho com carteira assinada. Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na quinta-feira, 29 de janeiro, revelam uma estabilidade no mercado de trabalho local, que havia registrado a abertura de 82 postos no ano anterior.

Ao longo de 2025, o município contabilizou 1.805 admissões e 1.724 desligamentos. Com este resultado, o estoque total de trabalhadores celetistas em Getúlio Vargas atingiu 4.147 vínculos ativos em dezembro, representando um crescimento em relação aos 4.066 registrados ao fim de 2024.

Desempenho setorial e impacto de dezembro

A exemplo do comportamento histórico do mercado brasileiro, o mês de dezembro apresentou retração em Getúlio Vargas, com o fechamento de 74 postos de trabalho. O saldo negativo do último mês do ano foi resultado de 76 contratações contra 150 demissões.

No recorte por grupamentos de atividades em dezembro, a Indústria foi o setor com maior impacto negativo no município, fechando o mês com saldo de -26 vagas e um estoque de 1.359 trabalhadores. O Comércio registrou a redução de 23 postos, enquanto o setor de Serviços teve saldo negativo de 19 vagas. A Construção Civil e a Agropecuária apresentaram retrações menores, de cinco e uma vaga, respectivamente.

Comparativo regional e nacional

O desempenho de Getúlio Vargas em 2025 superou a tendência de queda observada no Brasil. Enquanto o município manteve o ritmo de contratações do ano anterior, o país registrou a criação de 1,27 milhão de empregos, um volume 23,73% menor que os 1,67 milhão de postos abertos em 2024.

No Rio Grande do Sul, o saldo anual foi de 46.277 novas vagas, com uma variação relativa de 1,63% sobre o estoque inicial.

Perfil das contratações no país

Embora os dados específicos de perfil por município sejam consolidados trimestralmente, o cenário nacional aponta que o setor de Serviços foi o principal motor da economia em 2025, com 758.355 postos criados. No Brasil, o salário médio real de admissão encerrou o ano em R$ 2.294,62, uma alta real de 1,40% em relação ao período anterior. Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego, a manutenção de juros elevados e a desaceleração econômica global foram os principais obstáculos para uma expansão mais vigorosa do emprego formal no último ano.


VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page