Judiciário, Promotoria e prefeituras vão custear obras no Presídio de Getúlio Vargas e na Sala de Videomonitoramento
Uma reunião sobre Segurança Pública da Microrregião de Getúlio Vargas, na noite de quinta-feira, 1º de junho, definiu ações conjuntas para melhorar as condições do Presídio Estadual de Getúlio Vargas e do Sistema de Videomonitoramento Regional. O encontro foi coordenado pelo prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, e contou com a participação de autoridades locais e regionais.
Cercamento do presídio
O Presídio Estadual de Getúlio Vargas é uma unidade prisional que atende as Comarcas de Getúlio Vargas e Tapejara. Segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), o presídio tem capacidade para 56 detentos, mas abriga 162 presos em maio de 2023.
Representantes do Poder Judiciário, da Susepe, da Brigada Militar, da Polícia Civil e do Ministério Público expuseram a situação do presídio e pediram o apoio dos municípios para construir um cercamento que impeça o lançamento de objetos ilícitos para dentro do pátio.
Ficou acertado que as Comarcas de Getúlio Vargas e Tapejara, a Promotoria de Getúlio Vargas e os municípios atendidos pelas Comarcas irão financiar a obra, que consiste em uma estrutura metálica coberta com tela galvanizada. O objetivo é aumentar a segurança no presídio e na comunidade, evitando crimes relacionados ao tráfico de drogas e celulares.
Ampliação do videomonitoramento
Outra decisão da reunião foi a aprovação da ampliação do Sistema de Videomonitoramento Regional, que funciona na Brigada Militar e está interligado à Polícia Civil dos municípios. O projeto prevê a construção de uma sala climatizada para abrigar o servidor, a compra de equipamentos com maior capacidade de armazenamento das imagens, a ampliação do número de telas e a substituição de algumas, a compra de um servidor mais potente com mais HDs e possibilidade de maior backup, um nobreak mais potente e um banco de baterias.
Todos os presentes destacaram a importância dessa ampliação da Sala de Videomonitoramento e das melhorias nos equipamentos, ressaltando o avanço na segurança de todos os municípios com a instalação de câmeras e o sistema de vigilância realizado na Brigada Militar, que reduziram os índices de criminalidade na região.
Comments