top of page
logo grupo sideral.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Getúlio Vargas inicia cobrança do IPTU 2025 com novo sistema digital e possibilidade de descontos

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 14 de abr.
  • 2 min de leitura

Pagamento em cota única garante até 10% de abatimento; guias estão disponíveis no aplicativo Cidade Mob e no site da Prefeitura

 

A Prefeitura de Getúlio Vargas inicia em maio a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 com novidades no sistema de emissão das guias e opções de pagamento. Segundo o governo municipal, o novo modelo adota o formato digital, substituindo os carnês impressos e buscando mais economia e agilidade para o contribuinte.

Descontos e prazos para pagamento

De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, o pagamento do IPTU 2025 poderá ser feito em cota única com 10% de desconto até o dia 15/05. Quem preferir, poderá optar pela cota única com 5% de desconto até 16/06. Também haverá a possibilidade de parcelamento em cinco vezes, com vencimento da primeira parcela em 15/07.

Guia disponível pelo aplicativo Cidade Mob

As guias para pagamento do IPTU estão disponíveis no aplicativo Cidade Mob, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais para celulares Android e iOS. Pelo aplicativo, é possível emitir as guias, copiar o código para pagamento via PIX ou imprimir a versão em papel.

As guias também estão disponíveis no site oficial da Prefeitura: www.pmgv.rs.gov.br – na aba “IPTU” da página inicial.

Quem não tiver acesso a dispositivos digitais pode retirar as guias diretamente no setor de atendimento da Prefeitura.

Atualização da planta de valores

O governo municipal informou que a cobrança do IPTU 2025 inclui a atualização da planta de valores dos imóveis, prevista em lei aprovada em 2014 e que deveria ter sido implementada em 2021, mas foi adiada por causa da pandemia.

Para reduzir o impacto da atualização, foi aprovada pela Câmara de Vereadores a redução da alíquota do imposto, que passou de 0,5% para 0,295% em imóveis com construção e 0,330% em terrenos sem edificação.

Segundo a Secretaria da Fazenda, a medida atende a um apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).

Destinação dos recursos

A Prefeitura destaca que os valores arrecadados com o IPTU serão utilizados na manutenção de serviços públicos e investimentos em saúde, educação, infraestrutura e outros setores.

Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria Municipal da Fazenda ou no site oficial: www.pmgv.rs.gov.br.


Komentáře


VEJA TAMBÉM

bottom of page