top of page
logo grupo sideral.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Getúlio Vargas está presente no comboio do Alto Uruguai que partiu de Erechim para ajudar municípios afetados pelas chuvas no Vale do Taquari

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 21 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Mais de 30 máquinas e dezenas de servidores municipais foram mobilizados para ações de reconstrução

Getúlio Vargas está acompanhando o comboio do Alto Uruguai, composto por mais de 30 máquinas, que deixou Erechim na madrugada desta segunda-feira (20) para ajudar na reconstrução de municípios afetados pelas chuvas do início do mês. O município de Getúlio Vargas está contribuindo com um caminhão e uma retroescavadeira, além de dois servidores municipais: o motorista Rodrigo Fochesatto e o operador Ilário Krussinski. A equipe de Getúlio Vargas concentrará suas atividades em Muçum.

Segundo o prefeito Mauricio Soligo, apesar de Getúlio Vargas também ter sofrido com as fortes chuvas, a parceria com os municípios do Alto Uruguai visa levar mais do que apenas ajuda material. "Estamos levando esperança aos municípios atingidos do Vale do Taquari", afirmou Soligo. Ele destacou que a Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) é a única associação municipal presente como força-tarefa na região, elogiando a organização e ação da AMAU.

A decisão de mobilizar a força-tarefa foi tomada na última quinta-feira (16), durante uma Assembleia Geral Extraordinária da AMAU. A deliberação resultou em uma ajuda coletiva aos municípios atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari. A força-tarefa inclui 34 máquinas, 9 mil litros de diesel e mais de 40 pessoas de 32 municípios do Alto Uruguai, cada um contribuindo conforme suas possibilidades.

Na madrugada desta segunda-feira (20), as máquinas chegaram em frente ao Parque da Accie, em Erechim. Vários prefeitos acompanharam seus servidores, entre eles Josiel Griseli, presidente da AMAU e prefeito de Ponte Preta, Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul, Valdemar Cibulski, prefeito de Itatiba do Sul, e Paulo Battisti, prefeito de Campinas do Sul. Griseli ressaltou a união e solidariedade da região do Alto Uruguai com o povo gaúcho, destacando que o comboio é um dos maiores já mobilizados no Rio Grande do Sul.

Antes da partida, os prefeitos reuniram os motoristas e operadores de máquinas para agradecer a disponibilidade deles, já que ficarão fora de casa até sexta-feira. Após uma oração de Pai Nosso, todos os caminhões e máquinas foram adesivados com a mensagem: "O Alto Uruguai unido pelo RS. Mais que ajuda, estamos levando esperança!".

O comboio partiu às 05h30min, com escolta da Polícia Rodoviária Estadual até Tio Hugo. A partir desse ponto, a Polícia Rodoviária Federal assumiu a escolta até Lajeado, onde encontraram o Comandante do Gabinete de Crise do Vale do Taquari, Major Felipe Ghidini Stangherlin, que direcionou as máquinas para os municípios de Encantado, Roca Sales, Arroio do Meio, Muçum e Cruzeiro do Sul. O prefeito de Cruzaltense, Joarez Sandri, também se deslocou para o Vale do Taquari para acompanhar o trabalho dos 32 municípios da AMAU.

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page