Com dois candidatos à prefeitura em cada município, o registro de candidaturas para as eleições de 2024 se encerra hoje. No Brasil, o número de candidatos ultrapassa 400 mil, com julgamento pela Justiça Eleitoral até 16 de setembro
Os partidos e coligações têm até as 19h desta quinta-feira (15) para registrar oficialmente seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais de 2024. Em Getúlio Vargas, até as 13h52 de hoje, já foram confirmadas duas chapas na disputa pela prefeitura: Pedro Paulo Prezzotto e Dinarte Afonso Tagliari Farias, e Deliane Assunção Ponzi e Vânia Moravski Sielski. Além disso, 35 candidatos ao cargo de vereador foram registrados no sistema DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No município vizinho de Estação, a situação é similar, com duas candidaturas à prefeitura já registradas: Geverson Zimmermann, que busca a reeleição ao lado de Alciones Domingos Conte como vice, e José Carlos Tonin, acompanhado de Ramiris dos Santos como vice. O total de candidatos a vereador em Estação chega a 42, refletindo o intenso cenário eleitoral local.
Esses números fazem parte de um panorama nacional mais amplo. Em todo o Brasil, até o momento, foram registrados mais de 400 mil candidatos para as eleições municipais de 2024. Desses, 13.997 disputam o cargo de prefeito, 379.320 concorrem a uma vaga nas câmaras municipais, e cerca de 6.680 estão na corrida para vice-prefeito.
O registro de candidaturas é um processo fundamental em que os partidos ou candidatos independentes fornecem à Justiça Eleitoral todas as informações necessárias, incluindo fotografias, patrimônio, antecedentes criminais e outros dados exigidos por lei. Para os candidatos a prefeito, é obrigatória a apresentação de um programa de governo. Cada registro gera um processo individual, que deve ser avaliado pela Justiça Eleitoral até o dia 16 de setembro.
A partir dessa data, a Justiça Eleitoral analisará a regularidade da documentação e verificará se os candidatos atendem a todos os critérios legais, como os previstos na Lei da Ficha Limpa. Em alguns casos, candidatos que têm seus registros negados podem recorrer e, por meio de liminares, manter seus nomes nas urnas até que uma decisão final seja tomada.
As eleições municipais estão previstas para ocorrer em 6 de outubro, com um eventual segundo turno em 27 de outubro, nos municípios com mais de 200 mil eleitores.
Comments