ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Getúlio Vargas: comunidade de Pio X agora conta com poço artesiano e rede de água

A instalação do poço foi realizada em parceria com os moradores e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

Na última semana, a Prefeitura de Getúlio Vargas fez a entrega oficial do tão sonhado poço artesiano que levará água limpa e potável a todos os moradores da comunidade do Pio X.


Essa era uma antiga reivindicação da comunidade que sofreu muito as consequências, ao longo dos anos, das estiagens que assolaram o município. A instalação do poço foi realizada em parceria com os moradores e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Foram beneficiadas 22 famílias e a própria comunidade do Pio X.


A entrega oficial foi realizada no dia 9 de junho, em uma reunião com os moradores que contou com a presença do vice-prefeito Elgido Pasa e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein, que falaram sobre a grande importância que é a entrega de um poço artesiano aos moradores daquele local. Segundo Jairo Klein, essa obra iniciou no ano passado. No início de 2020, foi realizado acompanhamento e sanados os problemas apresentados, sendo que agora está efetivamente em funcionamento. Além da perfuração do poço, foram instalados quatro mil metros de tubulação, de mangueiras e conexões para ligação do poço às residências. “Agora cabe às famílias administrarem esse equipamento que beneficiam a todos”, falou.


Moradores da comunidade fizeram uso da palavra para agradecer a realização de tal obra na localidade, que há anos já era requisitada, mas nunca haviam conseguido. Hoje, com água potável e com sistema de distribuição para cada residência, o que leva água encanada para dentro de cada casa, moradores agora poderão tomar banho, lavar louça e roupas e beber água limpa e pura de verdade. Essa água também poderá ser utilizada para outros fins, inclusive para os animais.


Segundo o prefeito Mauricio Soligo, esse era um sonho antigo da comunidade que se junta a várias outras que, no decorrer dessa Administração foram beneficiadas com a perfuração de poços e construções de redes de água. “Graças a esse trabalho, realizado, muitas vezes, em parceria com os próprios moradores, conseguimos minimizar muito os efeitos da estiagem”, argumenta. O prefeito explica, ainda, que possuir água potável dentro de casa é coisa básica na vida de uma pessoa, e que a conquista disso para a comunidade do Pio X é de grande importância para todo o município.


De acordo com o prefeito Mauricio Soligo, por meio do trabalho das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e de Obras, nesse período que a estiagem castigou todo o município e o Estado do Rio Grande do Sul, por diversas vezes foram atendidas as comunidades que ficaram sem água. "Conhecemos o dia a dia das pessoas do nosso interior e sabemos quanto no passado as propriedades e os produtores ficaram sem água, inclusive com escassez para consumo humano e até para os animais. Por isso, muitas comunidades foram beneficiadas como a Comunidade do Ventarra, Castilhos, Linha Demarco, Km 20, e outras, com abertura de poços e rede de água". Soligo agradece o trabalho das secretarias que tornaram possível alcançar o sonho dessas comunidades.


"Esse é o avanço do município: Proporcionar uma melhoria de vida a todos os moradores de Getúlio Vargas, sem distinção. Trabalhando pela população a fim de impulsionar o melhor desenvolvimento do nosso município", conclui.

Créditos: Imprensa Prefeitura de Getúlio Vargas

VEJA TAMBÉM

1212.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Spotify

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2020. Desenvolvido por Produuza Web