A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas, aderiu à “Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS), que é um Programa Estadual de Incentivos para a Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS).
Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha. A adesão do município foi realizada no final do ano passado, sendo que toda a equipe já passou por treinamento e já está colocando em desenvolvimento o programa.
Objetivos do Programa
O Programa Rede Bem Cuidar RS foi instituído pelo Decreto Estadual nº 56.062, de 29 de agosto de 2021, e dentre os principais objetivos, estão:
Construir estratégias para o enfrentamento dos novos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, a partir das demandas do território vivenciadas pelos usuários.
Estimular a construção de ambientes favoráveis à promoção do cuidado humanizado.
Mapear e estabelecer conexões de valor na comunidade, no município e na região, para a incubação de inovação e tecnologia, a partir das demandas identificadas.
Induzir a melhoria das práticas de saúde e o cuidado para o envelhecimento saudável, impactando na melhoria da qualidade de vida da população gaúcha em todas as idades.
Elaborar de forma ascendente ações que priorizem o compartilhamento de saberes, a valorização das singularidades de cada território, a participação social na análise e tomada de decisões e o fortalecimento da participação social.
Fomentar as relações de confiança, compromisso e vínculo entre usuários, trabalhadores e gestores, condição fundamental para concretizar os princípios da integralidade.
Ações previstas
As ações estão organizadas em quatro eixos estratégicos transversais: Gestão e Processo de Trabalho, Promoção e Educação em Saúde, Comunicação em Saúde e Ambiência e Participação Social. É importante salientar que, na prática, o Programa se dará através da Adesão (o que Getúlio Vargas já fez), Desenvolvimento e Monitoramento, neste quesito a Secretaria Estadual da Saúde (SES) a cada seis meses efetuará o monitoramento pertinente a cada ciclo em desenvolvimento e do atendimento dos critérios da referida adesão.
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social escolheu UBS Navegantes para atuar com o projeto, na expectativa de que juntamente com uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, tenha as condições necessárias para viabilizar com sucesso o programa.
Conforme a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, “trata-se de um ótimo projeto, uma vez que está focado principalmente em ações do pós-pandemia e no reforço da qualificação da Atenção Primária à Saúde, muito importante para o enfrentamento dos novos desafios impostos pela pandemia”.
Kommentare