Gerência de Comunicação e Certificação da Emater/RS-Ascar direciona doações de alimentos para entidades assistenciais após enchentes no RS
- Andrei Nardi
- 24 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Ações da Emater/RS-Ascar incluem entrega de feijão, arroz e farinha de trigo a cozinhas solidárias e abrigos
Em decorrência das enchentes de maio no Rio Grande do Sul, a Gerência de Comunicação e Certificação (GCC) da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) está direcionando doações de alimentos para entidades que prestam assistência aos atingidos pela tragédia climática. A ação é focada em entidades como cozinhas solidárias, que processam e distribuem alimentos nos abrigos. As doações incluem principalmente feijão e arroz, além de farinha de trigo e outros alimentos em menor quantidade.
O gerente da GCC, Mateus Soares da Rocha, explica que a doação de alimentos já é uma prática habitual da Emater/RS-Ascar, mas que, após as chuvas e enchentes que atingiram a população do Estado, a Instituição estabeleceu um foco para as entregas de alimentos. "A gente focou as doações para entidades que estão contribuindo com os atingidos", relatou. No decorrer de 2023, a Emater/RS-Ascar doou cerca de 35 toneladas de alimentos para entidades, como abrigos e hospitais, que compõem a rede socioassistencial do RS.
A seleção dos alimentos doados tem origem no processo de classificação e certificação da GCC. A Gerência possui 22 unidades distribuídas pelo Estado, onde realiza a classificação de produtos vegetais, conferindo a qualidade de acordo com as normas exigidas pelas leis. A classificação é feita a partir da análise de uma amostra do produto, cuja doação tem prazo limitado para ocorrer.
A Emater/RS-Ascar permanece disponível para a demanda de doações. As entidades interessadas em receber alimentos podem procurar ou entrar em contato com as unidades de Classificação da Emater/RS-Ascar, cujos endereços estão disponíveis no site da Instituição na seção "serviços; classificação vegetal; endereços". Sempre que houver disponibilidade, a Unidade contata o demandante para a coleta dos alimentos.