top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gabinete de crise da Defesa Civil é instalado em Passo Fundo para coordenar ações e ajuda as regiões atingidas

Base tem função de organizar doações, logística e contato com municípios do interior do RS afetados pelas chuvas

 

Um gabinete de crise foi estabelecido na cidade de Passo Fundo para apoiar as coordenadorias regionais da Defesa Civil do Estado. A instalação oficial está prevista para ser anunciada nesta segunda-feira (6), embora o gabinete já esteja em funcionamento desde a última sexta-feira (3), na sede do 3° Regimento de Polícia Montada (3° RPMon). Este gabinete está conectado diretamente à chefia estadual da Defesa Civil.

A função do gabinete é atuar como um núcleo centralizado de informações e operações para as oito coordenadorias regionais do interior do Rio Grande do Sul. Ele presta assistência às prefeituras na comunicação e no pedido de recursos junto aos governos federal e estadual, especialmente em situações de emergência. O gabinete também organiza o suporte logístico necessário para a distribuição de donativos e equipamentos destinados às buscas e ao auxílio dos afetados pelas enchentes.

O tenente-coronel Darci Bugs, coordenador da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil em Passo Fundo, afirmou que o propósito do gabinete é centralizar as doações provenientes dos municípios do interior do RS. “Aqui gerenciamos naves para levar comida, suprimentos e medicamento, enquanto Porto Alegre está focando em resgate. São duas ações concomitantes e extremamente importantes”, disse Bugs.

A escolha de Passo Fundo como sede do gabinete de crise se deve ao fato de que a cidade não se encontra na zona crítica do desastre climático que afeta o estado. A localização estratégica de Passo Fundo permite acesso facilitado à maioria das regiões mais impactadas, já que muitas estradas estão transitáveis.

Pedro Almeida, prefeito de Passo Fundo, destacou a prontidão do município em colaborar com a Defesa Civil estadual. “Desde o início, nos colocamos à disposição para receber as orientações sobre as melhores ações a serem tomadas. Estamos em contato direto, e eles já têm um quartel-general no 3° RPMon, com a operação montada”, declarou Almeida.

Além disso, a base de operações em Passo Fundo deverá ser reforçada com mais equipamentos e pessoal, visando ampliar sua capacidade de atuação. As orientações do gabinete também serão fundamentais para direcionar as doações arrecadadas no município às vítimas das enchentes.

As bases da Defesa Civil, estabelecidas pelo governo estadual em diversos municípios do interior, têm o objetivo de auxiliar a população desde o resgate até a garantia de serviços essenciais. Com o início das fortes chuvas na última semana, a Defesa Civil estadual criou pontos focais em diferentes regiões para manter uma comunicação eficaz com as áreas mais vulneráveis.

VEJA TAMBÉM

bottom of page