top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fórum Norte Gaúcho lança III Concurso Regional de Produtividade de Soja


As entidades promotoras do Fórum Norte Gaúcho lançaram, em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 23, a 3ª edição do Concurso Regional de Produtividade. O encontro, que foi realizado no Auditório do Sindicato Rural de Getúlio Vargas cumprindo todos os protocolos sanitários de distanciamento social, uso de álcool em gel e máscara, foi coordenado pelo presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Luiz Carlos da Silva.


A reunião contou com a participação dos representantes das entidades promotoras – Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Prefeitura de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas, Associação dos Engenheiros Agrônomos da Regional Getúlio Vargas e Emater Ascar/RS Getúlio Vargas.


CONCURSO REGIONAL DE PRODUTIVIDADE DE SOJA


A demanda internacional por soja é alta e deverá ficar maior ainda nas próximas safras. Entretanto, cada vez mais os consumidores tornam-se exigentes quanto às condições em que a soja é produzida, exigindo que o sistema de produção seja sustentável. Também questionam a expansão da área cultivada, pressionando para que cada vez mais a soja seja produzida com alta produtividade, sempre de forma sustentável. Tudo indica que o Brasil tem chances de se tornar o maior produtor mundial, e para garantir a continuidade da liderança brasileira no mercado internacional de soja, é importante que o produtor atente para estas exigências.


O Concurso Regional de Produtividade de Soja tem como objetivo criar um ambiente que estimule os sojicultores a desafiar seus conhecimentos e incentivar o desenvolvimento de práticas de cultivo inovadoras, que possibilitem extrair o potencial máximo da cultura, com sustentabilidade e rentabilidade.


Qualificação do Participante


Os participantes do Concurso Regional de Produtividade de Soja, deverão cultivar a soja em algum dos 5 municípios de abrangência do Sindicato Rural de Getúlio Vargas que são, Getúlio Vargas, Estação, Ipiranga do Sul, Erebango e Floriano Peixoto. O participante deverá ter 18 anos ou mais na ocasião da inscrição. Cada participante poderá inscrever somente uma área. Os participantes poderão cultivar soja em áreas próprias ou arrendadas. Nenhum componente da comissão do Fórum Norte Gaúcho poderá ter lavoura inscrita no Concurso.


Inscrição


A inscrição para o Concurso Regional de Produtividade de Soja deverá ser feita diretamente no Sindicato Rural de Getúlio Vargas ou nos Escritórios Municipais da Emater dentro da área de abrangência do concurso. Considera-se um participante oficialmente inscrito, aquele que no ato da inscrição preencher os requisitos necessários. O participante poderá se inscrever entre até 10 de março. O limite de inscrições por município será de:

  • Getúlio Vargas - 14;

  • Ipiranga do Sul - 12;

  • Floriano Peixoto - 6;

  • Estação - 8; e

  • Erebango - 8.

Após o ato da inscrição, o participante deverá fornecer obrigatoriamente seus registros de práticas de cultivo e de manejo, entre outras informações técnicas necessárias através do Formulário de Produção e Colheita.


Colheita


A colheita será fiscalizada por uma Comissão que representa o Fórum Norte Gaúcho, composta por um representante da Emater, um da Prefeitura Municipal e um do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, que acompanharam a colheita de no mínimo um hectare da área inscrita, o qual será determinada a produtividade com o produto limpo e seco. Fica de responsabilidade do produtor rural inscrito, a colheita e o transporte na data combinada para a avaliação da produtividade, ficando sob pena de exclusão, caso não tiver a infraestrutura necessária para a realização da mesma.


Prêmio


Serão premiados com troféu o primeiro colocado em cada município e o Campeão Geral que, além do troféu também receberá como prêmio uma Viagem a Bento Gonçalves (Serra Gaúcha), com um acompanhante, incluído combustível e 2 (duas) diárias em Hotel a ser definido pela Comissão Organizadora.


Informações:

  • Comissão Organizadora – 54 3341 1832 – (Sind. Rural de Getúlio Vargas)

  • Emater Getúlio Vargas: 54 3341 1452

VEJA TAMBÉM

bottom of page