top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho reúne mais de 350 participantes em Getúlio Vargas

Evento busca aumentar produtividade e renda para produtores rurais

 
Foto: Andrei Nardi / Grupo Sideral de Rádios

Na sexta-feira (26), o Centro Comunitário Centenário, em Getúlio Vargas, sediou a 11ª edição do Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho, que contou com a participação de mais de 350 pessoas, entre produtores rurais, acadêmicos, agrônomos, técnicos agrícolas e lideranças. O evento teve como objetivo principal trazer informações estratégicas sobre as culturas de trigo e milho, visando aumentar a produtividade das lavouras e gerar renda para os produtores.

A abertura do fórum contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, e o presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Luiz Carlos da Silva. Ambos destacaram a importância do evento para a região, enfatizando que os resultados dos 11 anos de realização do fórum são evidentes no aumento de produtividade nas lavouras da região.

O economista chefe da Farsul, Antonio da Luz, apresentou uma análise e perspectivas para os mercados de milho e trigo. Segundo ele, o Brasil deverá se tornar o maior exportador mundial de trigo em poucos anos, atualmente ocupando a segunda posição, logo após os Estados Unidos. Ele também destacou o crescimento da produção da Argentina em mais de 26% e a China e a Índia como os países que mais consomem trigo.

A professora Doutora Caroline Deuner abordou os desafios e perspectivas do controle químico de doenças no trigo, destacando a eficiência do controle de doenças com uso de fungicidas e chamando atenção para fatores de risco para a cultura do trigo. Já o palestrante doutor Lucas Navarini destacou a importância do manejo químico e biológico para o controle da cigarrinha, principal desafio da cultura do milho.

A gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Angonese, apresentou a segunda fase do Projeto de Irrigação do Supera Estiagem, que oferece subvenção de até R$ 100 mil para projetos de irrigação. O palestrante Luiz Carlos Molion abordou o tema Clima, prevendo excesso de chuvas para o segundo semestre e chamando atenção para a importância do manejo das culturas em face das previsões climáticas.

O Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho é uma realização do Sindicato Rural, Prefeitura de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Industrial de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (Accias), Associação dos Engenheiros Agrônomos do Alto Uruguai (Aeamau), Emater/RS-Ascar e Universidade Unideau, contando com o patrocínio de várias empresas.

VEJA TAMBÉM

bottom of page