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Frota de veículos elétricos cresce mais de 80% no Rio Grande do Sul e traz novos desafios para o trânsito

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 14 de abr.
  • 2 min de leitura

Debate sobre regulamentação e segurança viária foi destaque no South Summit Brazil 2025

 

O crescimento da frota de veículos elétricos e híbridos no Brasil e no Rio Grande do Sul tem gerado novas discussões sobre mobilidade, segurança e regulamentação no trânsito. No RS, o aumento foi de 80,6% em 2024, em comparação com o ano anterior, enquanto no Brasil o crescimento foi de 77%.

Os dados foram apresentados pelo diretor-técnico do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS), Fábio Santos, durante painel no South Summit Brazil 2025, realizado na sexta-feira (11/04), em Porto Alegre.

Pontos que exigem regulamentação

Durante a palestra, Fábio Santos destacou sete tópicos que precisam de atenção diante da ampliação da frota elétrica:

  • Registro de veículos com dois motores

  • Segurança na remoção e guarda dos veículos

  • Fiscalização dos itens de segurança

  • Peças de reposição, reuso e reciclagem

  • Formação de condutores

  • Estacionamento com pontos de recarga

  • Resgate veicular em situações de acidente

“A eletrificação da frota pode ser comemorada por causa da redução na emissão de poluentes e ruídos, mas ela também exige do poder público a definição de uma série de regramentos específicos”, afirmou Santos.

Ele destacou ainda que a formação de condutores deve passar por mudanças, considerando a experiência de dirigir um veículo elétrico, que apresenta características diferentes dos modelos a combustão.

“A condução também necessita de toda uma reeducação em termos de percepção, controle e segurança. Hoje, a legislação não prevê essa especificidade na formação”, ressaltou.

Grupo de trabalho

Para avançar na discussão, o DetranRS vai criar um grupo de trabalho com a participação de universidades, entidades do setor automotivo, Corpo de Bombeiros, Centros de Formação de Condutores, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), entre outras entidades.

“Vamos envolver diferentes setores para propor regramentos que deem conta dessas questões”, disse o diretor-técnico.

Cenário dos veículos elétricos e híbridos

No Brasil, a frota de elétricos e híbridos passou de 291 mil em 2023 para 515 mil em 2024.

Já no Rio Grande do Sul, o número chegou a 23.223 veículos, sendo aproximadamente 70% híbridos. Os mais comuns combinam energia elétrica com gasolina ou álcool.

Frota de veículos exclusivamente elétricos no RS

  • Fonte externa (recarga na rede elétrica): 5.786 veículos

  • Fonte interna (bateria alimentada por motor-gerador do próprio veículo): 668 veículos

No total, a frota elétrica pura representa cerca de 10% dos veículos elétricos no Estado.


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