top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Frigorífico Piovesan suspende 80% dos funcionários após incêndio em Frederico Westphalen

Após incêndio em agosto, empresa suspende contratos para evitar demissões; acordo foi mediado pelo TRT-RS

 

O frigorífico Frangos Piovesan, em Frederico Westphalen, suspenderá 80% de seus trabalhadores devido aos danos causados por um incêndio em agosto. A suspensão dos contratos foi acertada em acordo mediado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). O anúncio foi feito na segunda-feira (7) e tem como objetivo evitar demissões em massa durante o período de recuperação da estrutura.

Acordo prevê suspensão temporária dos contratos

A previsão é de que a suspensão, chamada de layoff (uma medida temporária de suspensão dos contratos de trabalho, com o objetivo de evitar demissões), dure cinco meses. Do total de 354 funcionários da empresa, 70 continuarão em atividade, enquanto 284 terão seus contratos temporariamente suspensos. A negociação entre a empresa e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentos (STIA/FW) foi mediada em duas sessões pelo desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, vice-presidente do TRT-RS. No primeiro encontro, a Frangos Piovesan informou que todas as operações estavam paralisadas e propôs a suspensão dos contratos como alternativa à demissão em massa.

Garantias para os trabalhadores

O acordo foi fechado após o sindicato aceitar os termos do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) no segundo encontro, realizado em setembro. "Diante do cenário, essa foi a melhor alternativa para garantir proteção ao trabalhador, sem deixar a empresa sobrecarregada", afirmou Ademir Schu, presidente do sindicato.

Mesmo com os contratos suspensos, os trabalhadores continuarão recebendo o salário integral, mas não haverá recolhimento de FGTS e INSS durante o período. A Frangos Piovesan também se comprometeu a oferecer cursos profissionalizantes aos funcionários afetados, a partir de 30 de outubro.

Incêndio e ações após o incidente

O incêndio no frigorífico começou na noite de 26 de agosto, por volta das 20h, e se alastrou rapidamente pela estrutura, que fica próxima à BR-386, no bairro Bela Vista. Foram necessárias 15 horas de trabalho do Corpo de Bombeiros para extinguir todos os focos, com a atuação de 12 bombeiros e duas viaturas. Não houve feridos, já que não havia trabalhadores no local no momento do acidente, classificado pela empresa como acidental.

Ainda em agosto, a Frangos Piovesan deu início a um processo de recuperação e colocou os trabalhadores em férias coletivas. Um comitê de gerenciamento de crise foi criado para organizar as ações e minimizar os prejuízos. Atualmente, a empresa está realizando o levantamento das perdas e aguarda o laudo da perícia para concluir a recuperação das operações.

コメント


VEJA TAMBÉM

bottom of page