top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Frente Parlamentar da Erva-Mate é instalada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Na manhã desta terça-feira (11), a mesa diretora do parlamento gaúcho aprovou o requerimento do deputado Paparico Bacchi (PL) para a instalação da Frente Parlamentar da Erva-Mate. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Vilmar Zanchin (MDB), informou que o requerimento está de acordo com as diretrizes da Resolução de Mesa 1.319/15 e pode iniciar suas atividades. A iniciativa do deputado Paparico Bacchi tem o apoio de 21 parlamentares, que passam a compor a frente parlamentar.


A Região Norte do Estado é a maior produtora de erva-mate, segundo o Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul. Ilópolis lidera a produção com 31.500 toneladas anuais, seguido por Arvorezinha e Palmeira das Missões, com registro produtivo respectivo de 30.350 e 20.067 toneladas/ano. O deputado Paparico Bacchi, que tem base eleitoral na Região Norte, natural de Paim Filho, ex-prefeito de São João da Urtiga (2009-2016) e o parlamentar mais votado nas regiões Nordeste e Alto Uruguai na eleição de 2022, assume os trabalhos da comissão inicialmente instalada pelo deputado Elton Weber (PSB), em 2019.


A Frente Parlamentar da Erva-Mate tem como objetivo promover o desenvolvimento da cadeia produtiva em conjunto com os produtores rurais e as 236 ervateiras do Estado. A erva-mate é uma árvore da família das aquifoliáceas com origem na região subtropical da América do Sul, onde o Brasil registra o maior cultivo, com produção acentuada no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. O Rio Grande do Sul é responsável por 44% da produção nacional de erva-mate, com 226.986 toneladas por ano.


Mais de 35 anos de pesquisas com erva-mate possibilitaram à Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa) criar o Sistema Erva 20, um conjunto de práticas em ervais plantados que visam o aumento da eficiência e sustentabilidade destes cultivos. Com teores de cafeína, teobromina e saponina, o mercado internacional tem aumentado o interesse na erva-mate como matéria prima para desenvolver novos produtos, como chás, energéticos e outras bebidas, além de cosméticos e produtos de limpeza.


A frente parlamentar é composta pelos deputados Paparico Bacchi, Marcus Vinicius, Elton Weber, Cláudio Tatsh, Guilherme Pasin, Adolfo Brito, Jeferson Fernandes, Rafael Braga, Luiz Marenco, Luciano Silveira, Patrícia Alba, Felipe Camozzato, Airton Artus, Gerson Burmann, Aloísio Clasmann, Carlos Búrigo, professor Claudio Branchieri, Dr. Thiago Duarte, Gaúcho da Geral, Eduardo Loureiro e Airton Lima.

Foto: Ilvandro B. de Melo/Embrapa

Yorumlar


VEJA TAMBÉM

bottom of page