top of page

Fortes chuvas em Getúlio Vargas causam transbordamento de rio e deslizamentos

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 23 de jun
  • 2 min de leitura

Secretaria de Obras monitora situação, realiza reparos emergenciais e planeja intervenções em bairros críticos; não há registro de feridos

As fortes chuvas que atingiram Getúlio Vargas nas últimas horas deixaram o município em alerta, causando o transbordamento de um rio e deslizamentos de muros que resultaram em danos materiais. Equipes da Secretaria de Obras e Viação Pública, em conjunto com os Bombeiros, monitoraram a situação durante a noite e já trabalham na recuperação de vias urbanas e rurais. Não foram registrados acidentes com pessoas, segundo o secretário da pasta, Sérgio Batista Oliveira de Lima.

Monitoramento noturno e danos registrados

O secretário informou que o município ficou em alerta devido ao grande volume de precipitação. "Estivemos com equipes na rua a partir de 23h até por volta de 1h30 [de domingo, 22 de junho], em alerta, observando as movimentações das águas dos rios", explicou.

O rio que passa pelo bairro XV de Novembro saiu do seu leito, mas as águas não chegaram a atingir o interior de nenhuma residência. Foram registrados também deslizamentos de muros, que causaram apenas danos materiais. Em um dos casos, um muro caiu sobre alguns carros, ainda na semana passada. Em outro, a estrutura se deslocou sem atingir a residência próxima.

Ações emergenciais e no interior

Equipes da secretaria já atuam para normalizar a situação em pontos críticos. Na zona rural, um grande volume de chuva na Linha 3, na estrada geral onde termina o asfalto, exigiu a mobilização de uma equipe para restabelecer a trafegabilidade.

Neste momento, outras equipes percorrem as áreas urbana e rural para identificar locais que necessitem de intervenções. O objetivo é garantir a acessibilidade para todos os moradores e o transporte da produção agrícola, como da bacia leiteira, avicultura e suinicultura.

Intervenções futuras e aguardo de recursos

Lima adiantou que, enquanto aguarda a liberação de recursos estaduais para um projeto de desassoreamento, o município decidiu realizar intervenções com recursos próprios. "Em breve, estaremos fazendo algumas intervenções em alguns pontos que estão mais críticos no Santo André e no Limer e no Arroio no São Cristóvão", afirmou o secretário.

Essas ações serão realizadas assim que as condições do tempo permitirem. Ele reforçou que a prefeitura segue em alerta e pronta para auxiliar a população. "O município está pronto a atender a todos os munícipes. Aquele que precisar, nos chame", concluiu.

Foto: Lucas Ximell
Foto: Lucas Ximell

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page