Ações incluem a criação de um painel de monitoramento, abertura de sinal e oferta de antenas de emergência para retomada de serviços públicos
Uma força-tarefa composta por membros do Ministério das Comunicações, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das operadoras de telecomunicações conseguiu reduzir para três o número de cidades gaúchas sem serviços de telecomunicações: Ivorá, Tabaí e Tunas. Segundo a Anatel, 344 cidades no estado têm sistemas de telecomunicações em pleno funcionamento. “Estamos melhorando a situação da telefonia e da internet. Hoje temos apenas três cidades sem cobertura. O número de municípios com as três grandes operadoras funcionando subiu de 271 para 344”, afirmou Juscelino Filho, ministro das Comunicações.
A Anatel desenvolveu um painel de dados que permite ao público acompanhar a situação operacional das redes móveis no estado. Além do balanço estadual, o painel detalha o percentual de falta de sinal das redes móveis afetadas pelas enchentes por município. O painel é atualizado diariamente às 21h00.
Com o acordo de abertura de sinal firmado com todas as prestadoras de serviços, os usuários podem se manter conectados, inclusive usando a rede de outra operadora quando a sua original estiver fora do ar. Isso minimizou os impactos sobre os serviços de telecomunicações. Assim, os usuários podem usar pelo menos uma operadora nos 150 municípios gaúchos com serviços de telecomunicações afetados parcialmente. Além disso, as operadoras manterão o sinal dos clientes inadimplentes, permitindo que usuários utilizem a rede mesmo que tenham plano pré-pago e estejam sem créditos.
O Ministério das Comunicações ofereceu 53 antenas de emergência da Telebras para prefeituras, com o objetivo de viabilizar a retomada de serviços públicos, como Defesa Civil, centros de comando de crise, hospitais de campanha e abrigos com internet de banda larga nas regiões atingidas pelas enchentes. A empresa estatal planeja instalar 390 antenas de pontos fixos de internet via satélite em locais onde há energia elétrica.
Os Correios estão recebendo doações destinadas às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul em toda a sua rede de agências. Mais de 10 mil unidades em todo o país estão recebendo doações de itens como água (prioritário), alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet. Desde segunda-feira, foram arrecadadas mais de 1,5 mil toneladas de doações, das quais mais de mil toneladas já foram distribuídas.
Comments