Programa de Aceleração do Crescimento destina 340,5 milhões de reais para infraestrutura de saúde no estado
O estado do Rio Grande do Sul se prepara para um avanço significativo em sua infraestrutura de saúde com a construção de 135 Unidades Básicas de Saúde (UBS), distribuídas por 117 municípios. Este desenvolvimento é parte de um investimento de 340,5 milhões de reais provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saúde). A nível nacional, serão construídas 1,8 mil UBS em mais de 1,5 mil municípios, beneficiando aproximadamente 8,6 milhões de pessoas com a expansão da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS) em 26 estados, incluindo a população gaúcha.
A expansão inclui o aumento do número de equipes de Saúde da Família (eSF), Saúde Bucal (eSB), equipes multiprofissionais (eMulti) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com um investimento total de 4,2 bilhões de reais. Os custos para a construção das novas UBS variam entre 1,8 e 6,6 milhões de reais, dependendo da região e do tamanho da unidade.
Os critérios de seleção para as novas UBS priorizaram municípios com maior vulnerabilidade socioeconômica, maiores lacunas na Atenção Primária, locais com menor cobertura da Estratégia de Saúde da Família e adesão ao projeto arquitetônico padrão.
Projetos que atenderam aos requisitos do Novo PAC Saúde, mas não foram selecionados, são considerados propostas habilitadas. Estes projetos, que somam mais de 3,7 mil no setor da saúde, ainda podem ser financiados por meio de emendas parlamentares, com prazo de indicação até a próxima quarta-feira, dia 20.
Henrique Chaves, diretor de programas do Ministério da Saúde, destaca que as emendas representam uma oportunidade de benefício mútuo, acelerando a execução de obras com alto impacto social. As emendas também podem financiar outras obras indicadas pelos parlamentares entre as propostas habilitadas, com o Ministério da Saúde cobrindo integralmente os custos.
Na microrregião de Getúlio Vargas, o município de Floriano Peixoto foi contemplado com uma Unidade Básica de Saúde - UBS - Porte I, com investimento de R$ 2.026.110,23.
Comments