top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Floriano Peixoto participa de projeto piloto para prestação de contas da assistência social

Município é um dos 47 selecionados pelo FNAS para testar o novo sistema AgilizaSUAS

 

Floriano Peixoto foi um dos dois municípios gaúchos escolhidos pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) para participar do projeto piloto do novo sistema de prestação de contas da política de assistência social, chamado AgilizaSUAS. O município foi representado pela coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Andiara Vitali, e pela psicóloga Aline Bonez, técnica de referência do CRAS, em um evento e reunião de abertura do projeto, realizados em Brasília no dia 27 de fevereiro de 2024.

O objetivo do projeto piloto é testar e aprimorar o novo sistema de prestação de contas, que visa simplificar e agilizar o processo de execução e comprovação dos recursos repassados pelo governo federal aos municípios, estados e Distrito Federal na modalidade fundo a fundo. O novo sistema, denominado AgilizaSUAS, utiliza a aplicação BB Gestão Ágil, do Banco do Brasil, para capturar as informações de forma mais intuitiva e reunir em um único ambiente os dados de recursos creditados e gastos, aplicações financeiras, documentos de despesas relacionados e categorização de despesas.

O evento e a reunião de abertura do projeto piloto contaram com a presença do secretário nacional de assistência social, que destacou a importância e o esforço para a modernização dos instrumentos de prestação de contas no fortalecimento da política de assistência social em todas as esferas de governo. Além disso, os representantes dos 47 municípios selecionados receberam capacitação para o uso do novo sistema e puderam tirar dúvidas e dar sugestões.

A seleção dos municípios participantes do projeto piloto levou em conta diversos aspectos, como o porte dos municípios, a experiência com o uso da aplicação BB Gestão Ágil e a distribuição territorial, buscando obter uma representatividade do universo dos municípios brasileiros, distribuídos nas cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O projeto piloto terá duração de três meses, período em que os municípios selecionados deverão utilizar o novo sistema e enviar feedbacks para o FNAS. Após essa fase, o sistema será avaliado e ajustado para posterior implantação em todo o país.

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page