Reunião definiu disputa em turno único na primeira fase e quartas em jogos únicos, com uso do VAR a partir dessa etapa.
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou o Conselho Técnico para o Gauchão Ipiranga 2024 na tarde de quarta-feira (29). O evento ocorreu no auditório da FGF e contou com a participação dos presidentes e demais representantes dos clubes que disputarão a competição.
Durante o encontro, foram definidos o regulamento e o formato de disputa do campeonato. A novidade deste ano é a disputa da fase de quartas de final, que será realizada em jogo único, com o time de melhor campanha atuando como mandante e tendo a vantagem de jogar pelo empate para se classificar. Já as fases de semifinais e finais terão partidas de ida e volta, sem saldo qualificado. Em caso de empate no saldo, a decisão será nas cobranças de pênaltis.
Além disso, foi decidido que o VAR (árbitro de vídeo) será utilizado a partir dos jogos de quartas de final. A diretora de marketing e negócios da FGF, Carla Larini, abordou temas relacionados a marca e patrocínios da competição, destacando a importância das tradições gaúchas como um dos diferenciais que ajudam a valorizar o campeonato.
A tabela do Gauchão Ipiranga 2024 foi apresentada aos clubes durante o evento, assim como a nova bola da competição da marca Topper. O campeonato tem início previsto para o dia 20 de janeiro e a final para o dia 07 de abril.
A FGF está à disposição das equipes para auxiliar nas questões referentes ao campeonato, como destacado pelo presidente da entidade, Luciano Hocsman, durante a abertura do evento. O objetivo da FGF é realizar uma grande competição que valorize cada vez mais o futebol e os clubes da região.
Conforme a tabela, as 12 equipes jogarão entre si em turno único na primeira fase, com os oito melhores se classificando para as quartas de final e os dois últimos colocados sendo rebaixados para a Série A2.
Comentários