top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fetag-RS orienta produtores familiares a adiar pagamento de crédito rural até 16 de setembro

A orientação visa proteger agricultores não abrangidos por decreto federal, enquanto aguardam novas medidas governamentais para enfrentar os impactos climáticos no Rio Grande do Sul

 

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul (Fetag) recomendou que os produtores familiares do estado que não estão contemplados pelo Decreto nº 12.138 adiem o pagamento de parcelas do crédito rural até 16 de setembro. A orientação segue a moratória aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 13 de agosto, que visa aliviar os agricultores afetados por condições climáticas adversas no Rio Grande do Sul.

O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, aconselhou os produtores a aguardarem até o dia 15 de setembro para entenderem quais medidas os incluirão. "Temos uma Medida Provisória e um decreto que atende um grupo de produtores. Estamos aguardando outras MPs que possam contemplar cooperativas e cerealistas. Até lá, é prudente esperar", afirmou Silva.

A Resolução CMN nº 5162 permite que as instituições financeiras suspendam os pagamentos de parcelas e a cobrança de juros sobre operações de crédito rural, com vencimentos entre 1º de maio e 15 de setembro, desde que estejam inadimplentes em 30 de abril de 2024. Silva também ressaltou que, apesar de a prorrogação ser opcional para os bancos, eles devem se adequar à nova resolução do Banco Central.

Комментарии


VEJA TAMBÉM

bottom of page