Festival de Dança de Erechim começa nesta quarta com espetáculo de chula feminina
- Andrei Nardi
- 27 de ago.
- 2 min de leitura
5ª edição do evento, que ocorre de 27 a 31 de agosto, tem recorde de inscritos com mais de 1.400 participantes e oferece programação gratuita com oficinas, palestras e mostras competitivas
O 5º Festival de Dança de Erechim começa nesta quarta-feira (27), às 18h, no Pólo de Cultura, com o espetáculo “É Chula, Guria!”, da bailarina e coreógrafa Emily Borghetti. A apresentação, que destaca o protagonismo feminino em uma dança tradicionalmente masculina, marca a abertura oficial do evento. A artista já recebeu prêmios como o Açorianos de Dança e o Quero-Quero por este trabalho.
O festival registra números recordes nesta edição, com 102 escolas e grupos de dança, 357 coreografias e mais de 1.400 participantes confirmados de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O número de coreografias inscritas mais que triplicou em comparação à edição de 2023.
Oficinas, palestras e apresentações comunitárias
A programação, que vai até 31 de agosto, inclui oficinas práticas e palestras gratuitas com especialistas nacionais e internacionais em modalidades como Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Jazz Dance, Danças Urbanas e Folclore. As inscrições devem ser feitas previamente no site do festival. Todas as atividades são abertas ao público e oferecem certificação. Uma das novidades é o projeto “Dança na Comunidade”, que levará apresentações a praças, escolas e outros espaços públicos. O evento também contará com a Mostra Competitiva, com premiação em dinheiro, a Mostra Inclusiva de Dança e a Mostra Baby, para crianças de 3 a 5 anos.
Corpo de jurados e transmissão online
A Mostra Competitiva será avaliada por um júri composto por Anna Koblova (SC), Cadica Costa (RS), Aline Todeschini (RS), Matheus Brusa (SC), Jean Mendes (RS) e Tiago Barros (PR). Os ingressos para a noite de abertura estão esgotados, mas toda a programação será transmitida ao vivo e gratuitamente pelo canal do YouTube @dancaerechim.
O festival é uma realização da ACCIE, com apoio da Prefeitura de Erechim e da Asgadan, patrocínio da Cavaletti e financiamento do Pró-Cultura RS – Governo do Estado.
