No último sábado, 15/7, ocorreu o 1º Feirão de Empregos no Largo Adão Flores de Oliveira, em Estação. A iniciativa, promovida pela Administração Municipal e pela Secretaria de Assistência Social, contou com o apoio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional e sua vinculada Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). Três empresas locais - Alibem, Mepel e Santa Clara - participaram do evento, oferecendo oportunidades de trabalho nas áreas de produção frigorífica, indústria e laticínios.
Participação expressiva e serviços oferecidos
Ao todo, 470 pessoas compareceram ao 1º Feirão de Empregos, preenchendo currículos e interagindo com os representantes das empresas presentes. Durante o evento, 323 pessoas conversaram com a Alibem, 95 com a Santa Clara e 52 com a Mepel. Além disso, a unidade do Sine Móvel, vinculada à FGTAS, ofereceu orientações sobre seguro desemprego, carteira de trabalho e cadastramento na plataforma de vagas de emprego, proporcionando serviços importantes aos participantes.
Parcerias e suporte do poder público
O titular da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, enfatizou a importância da parceria entre as empresas locais e o poder público na oferta de mão de obra. Sossella elogiou a Gestão Municipal de Estação pela iniciativa e ressaltou que a Secretaria de Trabalho do Estado estava presente com suas estruturas para apoiar e assessorar o município e a região no que for necessário para garantir oportunidades de trabalho para todos.
Atendimento aos migrantes
O Feirão de Empregos também contou com a presença da Organização Internacional para as Migrações (OIM), entidade da ONU responsável por promover políticas de migração humanizada e ordenada. Durante o evento, a representação da OIM Brasil ofereceu atendimento especializado aos haitianos e venezuelanos que encontram dificuldades no encaminhamento de documentação para trabalhar no Brasil, demonstrando o compromisso com a inclusão e o suporte aos migrantes.
Opmerkingen