Programa oferece medicamentos gratuitos ou com desconto para 11 doenças
O programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), criado em 2004 pelo governo federal, vai retomar os benefícios que foram cortados na gestão anterior. A partir de junho de 2023, os beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito a 40 tratamentos para doenças como diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e rinite. Além disso, as mulheres terão 50% de desconto em contraceptivos.
Como funciona o Farmácia Popular?
O PFPB é uma ação complementar de assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa tem parceria com farmácias e drogarias privadas credenciadas, que oferecem medicamentos de uso comum a preços reduzidos ou gratuitos.
O programa também atende a saúde indígena, com medicamentos gratuitos para quem é atendido nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). A iniciativa começa no território Yanomami, em Roraima.
Qual o orçamento do programa?
O PFPB teve cortes de verbas em 2022, mas foi mantido com recursos da PEC da Transição. Para 2023, o orçamento previsto é de R$ 3 bilhões.
O lançamento do novo Farmácia Popular do Brasil será feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quarta-feira (7), em Recife, Pernambuco.
Como solicitar os medicamentos?
Para retirar os medicamentos gratuitos ou com desconto, basta o usuário ir até a farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. O reconhecimento do vínculo com o Bolsa Família ocorrerá automaticamente pelo sistema, não sendo necessário cadastro prévio.
Comments