Famurs cria Agência Técnica de Desenvolvimento para ampliar investimentos nos municípios gaúchos
- Andrei Nardi

- 31 de jul.
- 2 min de leitura
Nova área foi aprovada em assembleia geral e integra ações de inovação e captação de recursos
Com o objetivo de conectar os 497 municípios do Rio Grande do Sul a novos investimentos e iniciativas de inovação, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) aprovou, em assembleia geral, a criação da Agência Técnica de Desenvolvimento. A nova área foi estruturada para apoiar as prefeituras na ampliação de políticas públicas focadas em inovação e atração de investimentos.
Segundo a presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, a Federação ‘reúne legitimidade, capilaridade e capacidade técnica para prestar apoio relevante nesse processo’. Ela afirmou que os municípios devem estar preparados para conduzir a transição para uma nova economia, com soluções concretas e efetivas, destacando que a nova agência nasce para integrar todas as áreas da instituição.
Parcerias estratégicas e programas
A Agência Técnica de Desenvolvimento irá atuar como elo entre as prefeituras e ações destinadas à captação de investimentos, geração de negócios e empregos. Entre os parceiros estratégicos está a Invest RS, agência de desenvolvimento do governo do Estado do Rio Grande do Sul, com a qual a Famurs irá colaborar no fortalecimento do programa Desenvolve Município. A iniciativa, resultado de parceria entre a Invest RS, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Famurs, no âmbito do Empreender RS, busca capacitar municípios para elaboração de planos de desenvolvimento e atração de investimentos.
O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, afirmou que ‘o município é a base do desenvolvimento, é nele que as oportunidades se concretizam’. Segundo Prikladnicki, a Invest RS atua em cooperação para acelerar o desenvolvimento gaúcho. Como parte da parceria, a Invest RS abriu espaço para a Famurs no escritório inaugurado em São Paulo, local estratégico para conectar gestores gaúchos a investidores.
Integração a redes e eventos
Conforme Adriane, a Famurs também busca integrar os municípios a outras iniciativas como Empreender RS, RS Parcerias, Transformar Juntos, REDESIM e fóruns regionais de desenvolvimento, além de consolidar sua presença em eventos como o South Summit.
A presidente acrescentou que o objetivo é transformar a Agência Técnica de Desenvolvimento em estrutura intermediária de apoio permanente às cidades, garantindo a continuidade do trabalho nas próximas gestões e resultados efetivos ao longo dos anos para os municípios do Rio Grande do Sul.










