top of page

Falta de água atinge 13 bairros de Erechim após temporal; cidade contabiliza 113 feridos e 17 mil afetados

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 24 de nov.
  • 2 min de leitura

Corsan utiliza caminhões-pipa para abastecer hospitais; estado libera R$ 1,5 milhão para compra de telhas

Os reflexos da tempestade de granizo que atingiu Erechim no domingo (23) se agravaram nesta segunda-feira (24) com instabilidade no abastecimento de água e a atualização do número de vítimas. O balanço oficial aponta 113 feridos — sendo um em estado grave na UTI — e 17,8 mil pessoas afetadas. A cidade está em Situação de Emergência (Decreto Nº 6.067/2025).

A interrupção de energia e danos em equipamentos elétricos prejudicaram a captação e tratamento de água. A Corsan opera com três caminhões-pipa, buscando água tratada em Passo Fundo para abastecer pontos prioritários, como hospitais e órgãos públicos.

Bairros afetados e oscilações

O sistema de abastecimento foi retomado parcialmente na noite de domingo, mas ainda opera em recuperação. O gerente de relações institucionais da Corsan, Aldomir Santi, alerta para problemas pontuais ao longo do dia.

"Devido ao alto consumo nesta manhã e aos danos em quadros de medição e rompimentos de redes pela variação de pressão, poderá ocorrer oscilações no abastecimento ou baixa vazão", explicou Santi.

Os bairros mais atingidos são: Jaboticabal, Paiol Grande, Três Vendas, Cotrel, Cristo Rei, Cerâmica, Frinape, Bem Morar, Vitória, Presidente Vargas, Boa Vista, Agrícola e Aeroporto. Dez equipes de municípios vizinhos auxiliam nos reparos.

Balanço dos estragos

Levantamento realizado na manhã desta segunda-feira detalha a dimensão do desastre:

  • 113 feridos: 73 atendidos no Hospital Santa Terezinha, 25 na UPA e 15 no Hospital de Caridade. A maioria foi atingida por estilhaços e telhas.

  • 19 desabrigados.

  • 4,9 mil famílias afetadas (totalizando 17,8 mil pessoas).

  • Danos em infraestrutura: 35 escolas (15 municipais e 20 estaduais) e 12 unidades básicas de saúde atingidas.

O governador Eduardo Leite anunciou a liberação emergencial de R$ 1,5 milhão para a compra de telhas destinadas às famílias atingidas.

Saúde e suspensão de aulas

O Hospital Santa Terezinha suspendeu cirurgias eletivas e o atendimento a pacientes de menor gravidade ("ficha azul") devido à lotação e danos nos leitos. O atendimento prioritário é para casos de extrema urgência. Ferimentos leves devem ser encaminhados à Unidade Municipal de Referência em Saúde (antiga UPA), na Rua Alemanha, 985, que funciona até às 23h.

As aulas permanecem suspensas em toda a rede municipal e estadual, além das escolas privadas com vagas compradas pelo município.

Retirada de lonas

A distribuição de lonas emergenciais segue em três pontos:

  • GRAU (Grupo de Resposta a Atendimento de Urgência): Av. Caldas Júnior, 597 – Três Vendas.

  • Corpo de Bombeiros: Praça Jayme Lago, 111 – Centro.

  • Brigada Militar: Av. Amintas Maciel, 875 – Centro.

A coleta seletiva de lixo também está suspensa até a normalização dos serviços.

Lonas são distribuídas para população de Erechim atingida por temporal — Foto: Milena Mezalira/Comunicação Prefeitura Municipal de Erechim
Lonas são distribuídas para população de Erechim atingida por temporal — Foto: Milena Mezalira/Comunicação Prefeitura Municipal de Erechim

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page