top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Falta de água afeta 845 mil imóveis em 53 municípios do Rio Grande do Sul devido a chuvas intensas

A Corsan emprega 78 caminhões-pipa e mobiliza três helicópteros e uma aeronave para mitigar os impactos

 

Pelo menos 845 mil imóveis abastecidos pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) estão sem água em 53 municípios do Rio Grande do Sul. Segundo o boletim do Centro de Operações Integradas (COI), emitido às 15h30 deste domingo (5), 78 caminhões-pipa estão sendo utilizados para minimizar os impactos em pelo menos 120 mil imóveis. A prioridade é para hospitais, postos de saúde e abrigos onde as pessoas resgatadas estão sendo levadas em várias cidades.

A Corsan mobilizou três helicópteros e uma aeronave de pequeno porte para deslocar equipes e equipamentos para a manutenção das unidades no Vale do Taquari. A empresa também iniciou a instalação de 27 caixas d’água comunitárias nos municípios mais atingidos da Região Metropolitana, incluindo Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, Sapucaia do Sul e Viamão.

Nesta região, 566 mil imóveis em oito municípios estão sem água. Guaíba e Eldorado estão sendo abastecidas por geradores, com pontos de ajuste do sistema em Guaíba e graves dificuldades enfrentadas em Eldorado, onde 90% das estruturas operacionais estão submersas.

Canoas continua 100% desabastecida, com a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco e as captações submersas, sendo abastecida por caminhões-pipa. As cidades de Cachoeirinha, Alvorada e Viamão também estão sendo abastecidas por caminhões-pipa, enquanto em Gravataí, 50% do abastecimento foi normalizado.

Na região Nordeste, 144 mil imóveis em 23 municípios estão sem água, na Central, são 77 mil imóveis em oito municípios, e no Vale do Sinos, 28 mil imóveis em cinco municípios estão afetados.

“Equipes da Corsan estão trabalhando ininterruptamente em uma força-tarefa para implementar soluções emergenciais imediatas. Para intensificar os esforços, o Grupo Aegea está trazendo técnicos em eletromecânica de outras unidades do país para auxiliar no reparo dos equipamentos danificados pelas cheias”, diz o boletim da empresa.

Em cidades onde foi possível ter acesso, a Corsan instalou 48 geradores para suprir a falta de energia elétrica, o que está permitindo o abastecimento de água para cerca de 200 mil famílias.

VEJA TAMBÉM

bottom of page