Falta de 1 milhão de inscritos altera concorrência no Concurso Nacional Unificado
- Andrei Nardi
- 27 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Nova relação candidato/vaga foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação, afetando todas as áreas de atuação
A ausência de mais de 1 milhão de inscritos no Concurso Nacional Unificado impactou diretamente a concorrência por vaga, de acordo com dados atualizados nesta quarta-feira (25) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Os números mostram a relação candidato/vaga por blocos temáticos e por órgãos, após as provas realizadas em agosto em 228 cidades, que contaram com a participação de 970.037 candidatos para 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos.
Abstenção e impacto por nível de escolaridade
Segundo a ministra da Gestão, Esther Dweck, o maior índice de abstenção foi registrado no bloco 8, destinado ao nível médio, que já possuía a maior relação candidato/vaga entre os blocos. Com a ausência massiva de inscritos, a concorrência nas demais áreas também foi alterada.
Cadastro reserva amplia oportunidades
O concurso prevê a formação de um cadastro reserva com o dobro do número de vagas imediatas, o que aumenta as chances de convocação futura. Ao todo, 13.280 candidatos aprovados farão parte desse banco de reserva. A distribuição de candidatos no cadastro reserva por bloco é a seguinte:
Bloco 1: 1.454 candidatos
Bloco 2: 1.194 candidatos
Bloco 3: 1.060 candidatos
Bloco 4: 1.942 candidatos
Bloco 5: 2.032 candidatos
Bloco 6: 718 candidatos
Bloco 7: 3.496 candidatos
Bloco 8: 1.384 candidatos
Onde consultar
A relação completa candidato/vaga, separada por blocos temáticos e órgãos, está disponível no site do MGI, permitindo aos candidatos conferir a concorrência atualizada em suas áreas de interesse.
Comments