Secretaria Estadual da Saúde emite orientações para farmácias sobre a entrega de medicamentos durante a inoperabilidade do sistema
Devido a uma falha no Sistema de Administração de Medicamentos (Sistema AME), o Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu um comunicado com orientações para as farmácias que distribuem medicamentos especiais do Estado. Essas farmácias, administradas pelos municípios, foram instruídas sobre como proceder com a entrega de medicamentos aos pacientes durante o período de inoperabilidade do sistema.
Segundo o comunicado, a entrega de medicamentos pode ser realizada aos pacientes que possuem a segunda folha do recibo da última prescrição médica. Além disso, as farmácias que mantêm listas atualizadas dos pacientes e seus respectivos tratamentos ativos também podem realizar a entrega. Outra opção é para os estabelecimentos farmacêuticos que tenham impresso o Rame 16, um documento que permite a identificação de pacientes com processos administrativos ou judiciais ativos.
Os pacientes que não se enquadram nessas situações foram orientados a aguardar o retorno do Sistema AME, que é mantido pela Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul). Com a retomada do sistema, espera-se que todas as entregas de medicamentos voltem ao fluxo normal de forma online.
A Procergs, que foi afetada por uma enchente em Porto Alegre, optou por desligar o Data Center na segunda-feira (06/05), retirando temporariamente do ar a maioria dos serviços e sistemas. A medida foi tomada para preservar a infraestrutura instalada e permitir o retorno dos serviços sem perda de dados. A Procergs está trabalhando para restabelecer as condições normais de funcionamento.
Comments