Cenipa prevê divulgação do relatório preliminar em 30 dias; acidente é o mais grave no Brasil desde 2007
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta segunda-feira (12) que finalizou a etapa inicial da investigação sobre a queda da aeronave da Voepass que resultou na morte de 62 pessoas na última sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo.
Em nota, o Cenipa informou que a investigação prossegue com a coleta de mais informações necessárias para identificar os fatores que contribuíram para o acidente. O órgão prevê divulgar um relatório preliminar em 30 dias, contendo as primeiras conclusões ou indícios sobre as causas da tragédia. A conclusão completa da investigação será determinada pela complexidade do caso, mas será realizada "no menor prazo possível", segundo o Cenipa. O objetivo principal do Cenipa é prevenir novos acidentes semelhantes, sem caráter punitivo, deixando essa parte para a investigação judicial.
Detalhes do acidente
O acidente ocorreu por volta das 13h de sexta-feira, quando a aeronave ATR 72-500, que havia partido de Cascavel, Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, caiu em uma área residencial de Vinhedo. Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, o avião caiu na região da Rua Edueta, número 2.500, no bairro Capela, próximo à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). A queda, capturada em vídeos e testemunhada por moradores, ocorreu a aproximadamente 95 quilômetros do aeroporto onde o avião deveria pousar.
Este acidente é o mais fatal no Brasil desde o desastre aéreo da TAM em 17 de julho de 2007, que deixou 199 mortos em São Paulo.
Não houve sobreviventes entre os 62 ocupantes do avião, incluindo os 58 passageiros e quatro tripulantes. As autoridades divulgaram as listas com os nomes das vítimas na noite de sexta-feira.
Comments