top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FAB conclui etapa inicial de investigação sobre queda de avião da Voepass que matou 62 pessoas em Vinhedo (SP)

Cenipa prevê divulgação do relatório preliminar em 30 dias; acidente é o mais grave no Brasil desde 2007

 

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta segunda-feira (12) que finalizou a etapa inicial da investigação sobre a queda da aeronave da Voepass que resultou na morte de 62 pessoas na última sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo.

Em nota, o Cenipa informou que a investigação prossegue com a coleta de mais informações necessárias para identificar os fatores que contribuíram para o acidente. O órgão prevê divulgar um relatório preliminar em 30 dias, contendo as primeiras conclusões ou indícios sobre as causas da tragédia. A conclusão completa da investigação será determinada pela complexidade do caso, mas será realizada "no menor prazo possível", segundo o Cenipa. O objetivo principal do Cenipa é prevenir novos acidentes semelhantes, sem caráter punitivo, deixando essa parte para a investigação judicial.

Detalhes do acidente

O acidente ocorreu por volta das 13h de sexta-feira, quando a aeronave ATR 72-500, que havia partido de Cascavel, Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, caiu em uma área residencial de Vinhedo. Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, o avião caiu na região da Rua Edueta, número 2.500, no bairro Capela, próximo à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). A queda, capturada em vídeos e testemunhada por moradores, ocorreu a aproximadamente 95 quilômetros do aeroporto onde o avião deveria pousar.

Este acidente é o mais fatal no Brasil desde o desastre aéreo da TAM em 17 de julho de 2007, que deixou 199 mortos em São Paulo.

Não houve sobreviventes entre os 62 ocupantes do avião, incluindo os 58 passageiros e quatro tripulantes. As autoridades divulgaram as listas com os nomes das vítimas na noite de sexta-feira.

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page