top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fórum Norte Gaúcho da Soja reúne especialistas e produtores em Ipiranga do Sul

No dia 18 de agosto de 2023, acontecerá o 10º Fórum Norte Gaúcho da Soja, um evento que visa discutir os desafios e as oportunidades para a cultura da soja na região norte do Rio Grande do Sul. O evento é uma realização do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Prefeitura de Ipiranga do Sul, ACCIAS, Emater/RS-Ascar, Unideau e AEAMAU. Os patrocinadores Diamante do evento são Bayer e Olfar; os patrocinadores Prata são Sicredi e Senar; e os patrocinadores Bronze são Cotrijal, Pioneer, Adubos Coxiha e Banco do Brasil.

O evento terá uma programação variada, com palestras, painéis, exposições e demonstrações sobre temas como clima, mercado, manejo, inovação e sustentabilidade na soja.

Programação

  • O evento terá início às 07h30, com credenciamento e coffee break para os participantes.

  • Às 08h15, haverá a abertura oficial do evento, com a presença de autoridades e representantes das instituições organizadoras.

  • Às 08h30, o Espaço Emater apresentará um panorama da safra de soja no Rio Grande do Sul para o ano de 2022/2023, com dados e análises sobre produção, produtividade, qualidade e mercado.

  • Às 08h40 - painel com Diego Alessio, engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo, com o tema “Agricultura Regenerativa”, que é uma abordagem de produção agrícola que busca restaurar a saúde do solo, aumentar a biodiversidade e reduzir os impactos ambientais.

  • Às 10h10 - palestra com o tema “Perspectivas e Clima para 2023/2024 e sua tendência para os próximos 15 anos”. O palestrante, Luiz Carlos Molion, tem formação em Física, PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin, USA, pós-doutor em Hidrologia e Climatologia pela Universidade de Berlin, Alemanha, e atua como professor e pesquisador desde 1989.

  • Às 11h20 - palestra, com o tema “Fundamentos e perspectivas e mercado de soja”, que abordará as tendências e os desafios para a produção e a comercialização da soja no Brasil e no mundo. O palestrante, Ruy Silveira Neto, é formado em Ciências Econômicas pela PUC-RS e tem MBA em Gestão Econômica e Financeira de Empresas pela FGV. Ele tem 9 anos de experiência como economista da FARSUL.

  • Às 12h10 - palestra, com o tema “Controle de plantas daninhas na cultura da soja: desafios e oportunidades”. O palestrante é Anderson Luis Nunes, engenheiro agrônomo formado pela UTFPR e mestre em Fitotecnia pela UFRGS.

  • O mediador das palestras e painéis é Fabiano Paganella, que é engenheiro agrônomo pela UFRGS em 1999, especialista em Ciência e Tecnologia de Sementes e Agricultura de Precisão, diretor de Plantece Agricultura, atividades rural, palestrante e professor.

  • Haverá, ainda, palestra com Telmo Jorge Carneiro Amado, que é engenheiro agrônomo, doutor em Ciência do Solo e professor titular da UFSM. O tema da palestra é “Construção de perfil favorável ao enraizamento”.

O evento também comemora os 10 anos de existência do Fórum Norte Gaúcho da Soja, que já se consolidou como um dos principais eventos do setor no estado.


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page